SENAI Ceará promove webinar sobre aterramento em instalações fotovoltaicas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) promove amanhã (7/7), às 16h, o webinar "SPDA e aterramento em instalações fotovoltaicas". A transmissão acontece no canal do SENAI Ceará no Youtube.

A sigla SPDA significa Sistema de Proteção Contra Descarga Atmosférica (SPDA). Os sistemas fotovoltaicos são instalados em áreas abertas e por isso são vulneráveis às descargas atmosféricas, popularmente conhecidas como raios. Em complemento ao SPDA, um projeto malha de aterramento garante um caminho alternativo para permitir a rápida dispersão de sobretensões, fornece um caminho alternativo para pequenas correntes de fuga e protege os equipamentos, diminuindo os custos de manutenção do sistema fotovoltaico.

Os convidados serão o engenheiro eletricista e diretor técnico da empresa CPE - Estudos e Projetos Elétricos, Daniel Mamede, e o professor do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Gustavo Branco. A engenheira eletricista e especialista em Energias Renováveis do SENAI Ceará, Isabela Maciel, será a mediadora do bate-papo.

De acordo com Isabela Maciel, "para proteger os módulos, os inversores e estruturas e garantir uma maior vida útil da instalação, é necessário seguir as orientações da norma técnica NBR 5419". Os detalhes dessa norma e a importância do SPDA serão discutidos no webinar.

A transmissão acontece no canal do SENAI Ceará no Youtube.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA