Observatório da Indústria da FIEC divulga 8º Boletim Econômico do Coronavírus

O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará divulgou nesta quinta-feira (2/7) o 8º Boletim Econômico do Coronavírus, que apresenta um acompanhamento da flexibilização das medidas de combate ao coronavírus, a partir da reabertura gradual das atividades econômicas.

A publicação traz infográficos que ilustram o comportamento dos indicadores para monitoramento da pandemia no Ceará sobre as cinco macrorregiões de saúde: taxa de ocupação das UTIs, taxas de internações nas enfermarias, número de óbitos e número de casos. A retomada das atividades conduzida pelo governo estadual requer queda nos três primeiros indicadores para averiguar a possibilidade de flexibilização em cada macrorregião.

"As macrorregiões que obtiveram redução nestas três taxas nos últimos sete dias foram: Fortaleza, Sobral e Sertão Central. Dessa forma, Fortaleza possivelmente dará prosseguimento à terceira fase da abertura. Já a região do Cariri obteve uma elevação na ocupação das UTI’s e das enfermarias, então provavelmente continuará com as restrições estabelecidas", aponta Eduarda Mendonça, pesquisadora do Observatório da Indústria.

O Boletim também traz informações sobre o cenário nacional, com detalhes sobre a evolução da pandemia e sobre as medidas econômicas adotadas pelo Governo Federal.

Em relação à economia nacional, a nova previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) é pessimista, apontando uma retração de -9,1% no Produto Interno Bruto brasileiro de 2020. A visão do Banco Central é um pouco menos contundente, indicando -6,5%.

"É importante destacar que as políticas de crédito implementadas até agora são insuficientes para as necessidades dos empresários, haja vista que poucas micro e pequenas empresas estão solicitando justamente pelas condições desfavoráveis impostas. A expectativa é que, a partir da operação do Pronampe pelos bancos privados em julho, este cenário melhore", explica Eduarda Mendonça.

Sobre o boletim
A Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o surto de coronavírus como uma pandemia no dia 11 de março de 2020. Diante de todo o contexto alarmante de saúde e econômico, o Observatório da Indústria da FIEC elaborou o Boletim Econômico do coronavírus com o objetivo de informar as principais medidas adotadas no mundo - e principalmente, no Brasil - para mitigar a desaceleração econômica consequente da fundamental contenção da pandemia. Os países abordados nesta edição foram: Estados Unidos, China e Rússia.

Confira a publicação na íntegra AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA