Futuring é tema do último webinar de série realizada pelo IEL Nacional

Futuring foi o tema do último webinar da série promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), realizado hoje (25/6). O convidado foi o diretor acadêmico da Brain Business School, Luca Borroni. Ele tratou de como utilizar a análise de cenários de forma estratégica. O IEL Ceará é parceiro da iniciativa, que tem transmissão no Youtube, Linkedin e Microsoft Teams do IEL Nacional.

A abertura da transmissão ficou por conta do superintendente do IEL Nacional, Eduardo Vaz. Ele ressaltou a importância do assunto para o momento de pandemia. "É um momento em que se vê uma disrupção e descontinuidade cada vez mais acelerada de negócios, não só devido à evolução rápida de novas tecnogias, mas também por tudo que o mundo globalizado tem trazido, acelerado pela pandemia", destacou.

O palestrante iniciou explicando o conceito de Futuring, que diz respeito a pensar a estratégia da organização para frente. "É uma forma nova de abordar, pautada na análise de dados e referências de macrotendências", disse. O Futuring consiste em entender macrotendências (trends) para desenhar cenários no intuito de ter uma visão de futuro com o objetivo de gerar um futuro sem surpresas. "É um exercício de futurologia inteligente", ressaltou.

Para construir essa visão, é preciso entendimento do passado e do presente, criatividade, visão e coragem, afirmou Borroni. Ele exemplificou quais macrotendências devem ser observadas, a depender do negócio: demografia, economia, governo, entorno/meio ambiente, sociedade, cultura e tecnologia. Além disso, Borroni detalhou a execução da análise das macrotendências, a criação de cenários e a construção da visão.

O webinar está disponível no canal do IEL Nacional no Youtube.
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA