Ricardo Cavalcante aborda as ações do Sistema FIEC na pandemia em painel do Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos Ceará 2020

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, apresentou as ações do Sistema FIEC de combate à pandemia e de apoio aos empresários em painel promovido pela VIII edição do Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos Ceará 2020. O tema do painel foi "O papel das entidades, instituições públicas e de fomento no enfrentamento à Covid-19 - Boas práticas".

Ricardo Cavalcante listou uma série de ações da FIEC, do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) para apoiar a indústria e a população cearense na pandemia do novo coronavírus. A FIEC arrecadou mais de $12 milhões para compra de respiradores, EPI's e outras ações. O SENAI Ceará atuou consertando respiradores, produzindo EPI's, álcool em gel, câmaras de desinfecção e o elmo, um capacete de baixo custo que minimiza o avanço de dificuldades respiratórias em pacientes com Covid-19. O SESI adquiriu testes rápidos para disponibilizar a indústrias cearenses. O IEL Ceará arrecadou 25 toneladas de alimentos para doação a entidades beneficentes cearenses. "Todos os colaboradores tem dado sua força de trabalho e inteligência, assim como a diretoria, dando as mãos para apoiar a população cearense, principalmente a mais carente", afirmou.

Preocupado com a situação das indústrias cearenses, Ricardo Cavalcante destacou que está faltando crédito para que as empresas possam iniciar a retomada da recuperação. De acordo com o presidente da FIEC, o governo federal tem grande responsabilidade. "Os recursos não estão chegando na conta dos clientes. Estamos nos reunindo com bancos públicos e privados para entender onde está o problema. De 59 indústrias que solicitaram crédito, apenas seis conseguiram, de acordo com o Observatório da Indústria da FIEC", destacou.

Participaram também do painel o diretor-superintendente, Joaquim Cartaxo; o presidente da Fecomércio, Mauricio Filizola; o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE), Freitas Cordeiro; e o superintendente estadual do Banco do Nordeste, Rodrigo Bourbon. O mediador foi o sócio-diretor da Engaja Comunicação, Marco Aurélio Cabral.

Saiba mais
O evento reúne especialistas e líderes de iniciativas inovadoras e transformadoras para intensificar e disseminar em todo o Estado do Ceará e Brasil, as experiências, conhecimentos, ideias, visões, soluções e cases de sucesso. O Seminário de Gestores Público - Prefeitos Ceará 2020 é destinado a gestores públicos municipais, estaduais e federais, além de empresários e instituições públicas e privadas.

A programação teve início ontem (23/6), com participação do governador Camilo Santana e discussões sobre o novo Marco Regulatório do Saneamento Básico no Brasil, Finanças, Economia e Empregabilidade. A programação segue até 19h de hoje, no canal do Instituto Future no Youtube.

O objetivo do evento é ser um hub de informações relevantes, que disponibilize aos gestores públicos conteúdo de alta qualidade sobre a pandemia do coronavírus, reformas, eleições e transição de governo, funcionando como um canal orientativo e de disseminação de boas práticas.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA