FIEC doa ao IJF túnel de desinfecção para ampliar proteção dos profissionais de saúde contra o coronavírus

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) instalou nesta quarta-feira (17/6) no Instituto Dr José Frota (IJF), em Fortaleza, um túnel de desinfeção destinado à higienização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados profissionais de saúde no atendimento a pacientes com covid-19. Este é o quinto túnel doado pela FIEC a unidades de saúde cearenses e mais duas estão em construção para serem entregues na próxima semana. Além do IJF, já foram beneficiados Santa Casa de Fortaleza, Santa Casa de Sobral, hospital universitário Walter Cantídio e Sopai.

O túnel de desinfecção é utilizado para a desinfecção das superfícies dos EPIs, com o objetivo de reduzir as possibilidades de contaminação dos profissionais de saúde antes da etapa da desparementação (retirada dos EPIs). Sabe-se que um dos momentos mais críticos para a contaminação dos profissionais de saúde é durante a retirada dos EPIs, já que eles carregam em sua superfície uma alta carga viral. Dessa forma, o túnel funciona como uma barreira adicional na proteção das equipes de saúde nos hospitais que atendem pacientes com covid-19.

O gerente da Gerência de Engenharia e Arquitetura da FIEC, Jefferson Oliveira, explica que os profissionais de saúde que estiveram em área contaminada, antes de tirarem o EPIs, passam pelo túnel e através de um sensor de presença são acionados os nebulizadores que lançam jatos com uma solução composta por hipoclorito de sódio (mesmo componente encontrado na água sanitária), higienizando os EPIs. O processo é semelhante ao que ocorre em um lava-rápido de automóveis, comuns em postos de gasolina. Após a descontaminação, o profissional pode retirar os equipamentos, seguindo os devidos protocolos, para posteriormente fazer a adequada higienização pessoal (banho) e troca de roupas, conforme recomendação técnica da Anvisa.

“O túnel permite a desinfecção dos EPIs usados em todo o corpo, inclusive aqueles utilizados nos pés. O piso, por ser drenante, fica úmido com a solução e atinge os solados dos calçados dos profissionais”, esclarece. De acordo com o gerente, o túnel de desinfecção foi desenvolvido pelo Instituto SENAI de Tecnologia. As suas laterais são feitas em ACM selado (alumínio composto), o que facilita o escoamento e evita vazamentos; o acabamento externo é em lona vinílica e o piso é drenante. Abaixo desse piso, há um compartimento de coleta que permite que a solução desinfectante seja direcionada para o esgoto. “Esse compartimento permite que ele seja instalado em qualquer local, seja externo ou interno, como nas saídas de UTIs, por exemplo”, observa. 

O diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, afirma que o túnel é uma forma de agradecimento aos verdadeiros heróis do combate à covid-19. "Por orientação do nosso presidente Ricardo Cavalcante, o SENAI Ceará centrou seus esforços em ações de combate à disseminação do novo coronavírus desde o início da pandemia. Estamos felizes em realizar mais esta ação", disse.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA