Sinduscon Ceará adota protocolo de reabertura responsável para o retorno às atividades

O setor da construção civil do Ceará voltou às atividades, integrando a fase inicial da retomada das atividades econômicas proposta pelo governo do Estado, no início de junho.

O Sinduscon Ceará e o Sistema FIEC elencaram um conjunto de regras a serem adotadas no segmento da construção civil neste momento. O cumprimento do protocolo de reabertura responsável garante eficácia na prevenção ao coronavírus, facilita a fiscalização dos órgãos competentes, propõe medidas viáveis para implementação das ações e a consolida a legalidade das ações nos canteiros de obra, conforme regras estabelecidas pelo Governo Estadual.

De acordo com o presidente do Sinduscon-CE, Patriolino Dias de Sousa, a decisão do governo foi um processo construído desde o início do isolamento social, em uma articulação conquistada com a total participação da entidade. “Foi uma luta árdua, complexa e não encerra com a volta aos trabalhos nos canteiros de obras. Nosso compromisso é oferecer aos associados todas informações necessárias para que possamos cumprir o protocolo rigorosamente. É o que estamos pedindo a todos os nossos associados”, afirmou.

O protocolo de reabertura responsável prevê, em suas normas gerais, a criação de um comitê interno multiprofissional de contingência responsável pela proposição de diretrizes para implementação de plano de ação para prevenção a Covid-19; e a contratação de uma consultoria clínica de saúde para analisar a rotina do negócio e orientar sobre modificações a serem feitas para garantir a segurança dos trabalhadores, entre outras recomendações.

De acordo com o protocolo, todos os dias cada colaborador receberá um kit sanitário com álcool em gel, água sanitária, sabão líquido para uso pessoal e máscaras em quantidade suficiente para proteção por todo o turno de trabalho, inclusive para serem usadas no trajeto de ida e volta. Não será permitida a entrada e nem a saída dos funcionários vestindo os uniformes da empresa. O fardamento deve ser colocado apenas no ambiente de trabalho. Ao final do expediente, o colaborador deverá retirar a vestimenta de trabalho utilizada e levar para casa, devidamente embalada em saco plástico fechado, para a realização da lavagem.

As condições de saúde física e mental dos colaboradores também serão checadas periodicamente. Em caso de febre ou qualquer sintoma respiratório, os trabalhadores deverão comunicar imediatamente aos responsáveis. Todos os dias a temperatura deve ser aferida utilizando termômetro digital infravermelho.

Para garantir as condições sanitárias adequadas para a prevenção da Covid-19, será feita a higienização com a pulverização das instalações de uso comum no canteiro de obras; serão estabelecidos turnos diferenciados e alternados para as refeições, a fim de evitar aglomerações; organização do trânsito e a distribuição das turmas dentro do canteiro de obras, estabelecendo a regra de distanciamento entre cada indivíduo, sendo um número máximo de 100 (cem) trabalhadores por canteiro de obras. Além disso, o fornecimento das refeições será em quentinhas e fica proibido o sistema de self service.

O protocolo inclui o reforço da conscientização dos trabalhadores sobre higiene pessoal e medidas de segurança para evitar a contaminação, para que estes possam implementar nos canteiros e estender o conhecimento aos seus familiares em suas respectivas residências. Para isso, será feita a entrega gratuita de material de higienização para que possam levar aos lares para uso de seus familiares.

Em consonância com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Sinduscon-CE orienta as empresas a adquirem os insumos necessários para garantir o cumprimento do protocolo da indústria cearense.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA