Projetos elaborados pelo SENAI Ceará são aprovados em editais de inovação

Dois projetos elaborados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), por meio do Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica, foram aprovados em editais de inovação destinados ao desenvolvimento de soluções para o combate ao novo coronavírus e aos seus efeitos na saúde das pessoas.

Em edital de apoio à inovação lançado pelo Banco do Nordeste (BNB) em abril, o SENAI Ceará estruturou o projeto da empresa Tecnoquímica para o desenvolvimento de um saneante hospitalar com nanoencapsulado de nanometal e ativos químicos com atividade viricida para o SARS-CoV-2, vírus transmissor da covid-19.

“É uma alternativa mais eficaz aos saneantes convencionais no combate a vírus, especialmente o coronavírus, bactérias e fungos”, explica o gerente de inovação e tecnologia do SENAI Ceará, Tarcísio Bastos. De acordo com ele, o produto será desenvolvido nos laboratórios do SENAI com a participação da equipe técnica da instituição e da empresa Tecnoquímica. “A empresa, que foi a proponente no edital, recebe os recursos e nos contrata para a elaboração do projeto e apoio na execução”, explica o gerente. 

O outro projeto que contou com a expertise do SENAI Ceará para ser aprovado no edital Ideias e Produtos Inovadores - Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi o de produção de ventiladores geradores de ozônio para prevenção de contaminação pelo novo coronavírus em ambiente coletivo. O projeto será executado pela própria Fiocruz em parceria com o SENAI Ceará e a empresa Malory.   

O ventilador possui uma hélice de alta performance, permitindo assim que o ozônio seja impulsionado com maior rapidez e tendo maior alcance. Trata-se de uma solução tecnológica “verde/limpa” por utilizar ozônio como desodorizante sem gerar resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Esse produto atuará na prevenção da covid-19 e de outras doenças causadas por organismos patógenos dispersos no ar, de ambientes domiciliar e coletivo, como salas de espera, teatros, cinemas, restaurantes, shoppings, hospitais, transportes, dentre outros.

Produção de EPIs

O SENAI Ceará irá prestar mentoria gratuita a 34 empresas cearenses que querem fabricar, pivotar ou ampliar a produção existente de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). As empresas foram contempladas no Edital da Inovação para a Indústria na categoria Produção de EPIs do SENAI Nacional. Em todo o país, serão beneficiadas 250 empresas. O Ceará é o estado com a maior quantidade de empresas participantes graças à mobilização feita localmente.

O treinamento on-line, que tem duração de até oito horas, será realizado pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica. Os participantes serão orientados a elaborar máscaras e aventais hospitalares, protetores faciais e máscaras domésticas, entre outros. Os consultores do SENAI vão ajudar as empresas a criar um plano de ação para realizar o trabalho, orientar sobre as especificações técnicas exigidas na fabricação de cada item e a necessidade de consulta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), assim como sugerir linhas para financiamento caso seja necessário fazer algum investimento.

Sobre o Instituto SENAI de Tecnologia

O Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica (IST EMM), inaugurado em 2014, é o principal provedor de soluções em tecnologia e inovação para a indústria cearense, através da pesquisa, desenvolvimento, inovação e melhoria de produtos e processos. O IST EMM possui uma equipe de especialistas em diversas áreas e possui larga experiência na elaboração de projetos para editais de inovação. Os editais são uma grande oportunidade de transformar uma ideia inovadora em realidade.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA