SENAI CEARÁ promove três webinars nesta sexta-feira (8/5)

Nesta sexta-feira (8/5), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) realiza três webinars do projeto Conexão SENAI. O primeiro será às 10h e terá como tema “Idosos: desafios e descobertas frente a pandemia da covid-19”.  O objetivo é conversar sobre a pessoa idosa neste período de isolamento social, abordando questões como a saúde física e mental. “O tema é uma vertente do Programa SENAI de Ações Inclusivas”, explica Valquíria Vieira, especialista em educação inclusiva que irá mediar o debate.

O programa visa à inclusão, nos cursos do SENAI, de pessoas com deficiências, expandir o atendimento a negros e índios, e oportunizar a participação de mulheres nos cursos estigmatizados para homens e vice-versa, além de fomentar a requalificação profissional de pessoas acima de 45 anos. Participam do webinar também o médico geriatra Hastencoubath Guimarões da Frota, da psicóloga do SESI Maxsuana Gomes e do intérprete de libras, Tyson Guilherme.

O segundo webinar do dia acontece às 14h e irá tratar do Controlador Lógico Programável (CLP), principal dispositivo de controle utilizado na indústria. O debate será conduzido pelo especialista técnico do SENAI Ceará no segmento metalmecânico, Marcos Paulo Nogueira, e os convidados são o engenheiro mecatrônico e instrutor do SENAI Ceará, Heleno Vitor da Silva;  o mestre em microeletrônica e especialista em Digitalização e Indústria 4.0, Cesar Roberto de Souza; e o tecnólogo em mecatrônica industrial e instrutor do SENAI Ceará, Antonione Xavier.

Por fim, às 16h, os convidados irão conversar sobre “O&M e monitoramento remoto: como garantir a produtividade de uma usina fotovoltaica”. O&M (Operação e Manutenção) é um procedimento que tem como objetivo garantir a geração de energia ao longo dos anos.

“É um tema importante porque, com o tempo, é comum que as usinas reduzam a energia gerada. A vida útil do módulo fotovoltaico, um dos principais equipamentos, é de 25 anos. Então, é um tempo considerável e para garantir que ele funcione bem é necessário fazer a manutenção”, explica Isabela Maciel, especialista técnica do SENAI Ceará na área de Energias Renováveis. O convidado será engenheiro eletricista, mestre em energia fotovoltaica, Edward Madukanya. Ele trabalha com operação e manutenção de usinas fotovoltaicas na Alemanha. No webinar, serão apresentados casso práticos, variáveis e reforçar a  importância do tema, com esclarecimento de dúvidas.  

Os webinars são transmitidos ao vivo pelo canal do SENAI no Youtube.

Serviço
O quê: Webinar “Idosos: desafios e descobertas frente a pandemia da covid-19"
Onde: no Youtube do SENAI Ceará
Quando: sexta-feira (8/5)
Horário: 10h

O quê: Webinar “Conheça o principal dispositivo de controle utilizado na indústria: CLP”
Onde: no Youtube do SENAI Ceará
Quando: sexta-feira (8/5)
Horário: 14h

O quê: Webinar "O&M e monitoramento remoto: como garantir a produtividade de uma usina fotovoltaica"
Onde: no Youtube do SENAI Ceará
Quando: sexta-feira (8/5)
Horário: 16h

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA