No Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho (28/4), SESI Ceará realiza conversa online sobre “Segurança no Trabalho e os desafios pós COVID-19

Desde 1969, o dia 28 de abril é lembrado como Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, em homenagem aos 78 trabalhadores americanos que morreram tragicamente após uma explosão em uma mina no estado da Virgínia (EUA), onde trabalhavam. Até hoje, o dia marca campanhas realizadas em diferentes países em prol de melhores condições de saúde e segurança no trabalho. No Brasil, a data foi instituída pelo então Ministério do Trabalho em 2005, através da Lei nº 11.121/2005.

A nível local, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) desenvolve o Programa Trabalho Seguro (PTS), que busca  conscientizar empregadores e trabalhadores da necessidade de evitar acidentes de trabalho. Nesse contexto, o SESI Ceará possui ampla atuação junto às indústrias cearenses. 

Em tempos de coronavírus, a questão da segurança e saúde no trabalho ganha cada vez mais espaço na estratégia do setor industrial, uma vez que medidas de proteção estão sendo tomadas nos mais diferentes setores, no sentido de garantir a saúde dos colaboradores que continuam na ativa. Já as empresas que estão paradas, devido à política de isolamento social, aproveitam o período para traçar estratégias para o retorno.

Pensando nisso, o SESI Ceará realizará, no dia 28 de abril, dentro da programação do SESI TALKS, a palestra online “Segurança no Trabalho e os novos desafios pós-COVID-19". O palestrante será o engenheiro de segurança do SESI Ceará, José Nabuco, que abordará as principais medidas e recomendações para gestão de riscos associados à COVID-19 nas empresas, de forma alinhada à estratégia nacional adotada pelo Ministério da Saúde e outros órgãos federais. “O SESI Ceará quer estar junto das indústrias cearenses trazendo informações oficiais e auxiliando no planejamento para a atuação destas empresas durante a pandemia”, informa Nabuco.

Neste contexto, o SESI reforça o importante papel da indústria brasileira no enfrentamento da COVID-19, mediante a produção de medicamentos e equipamentos de saúde, materiais de higiene, alimentos e bebidas; geração e distribuição de energia elétrica, de gás, de sinal de internet e telecomunicações; captação e tratamento de água, esgoto, lixo; produção e distribuição de combustíveis.

Algumas dessas operações são essenciais para manter a saúde e bem-estar da população e para abastecer o sistema de saúde público e privado dos insumos necessários ao adequado atendimento às demandas da COVID-19. Em muitos casos, as indústrias precisarão manter ou ampliar seu nível de produtividade para que o país possa superar os desafios trazidos pelo coronavírus.

A palestra será transmitida ao vivo no dia 28/04, às 10h, no canal do Youtube do SESI CEARÁ (https://www.youtube.com/user/sesiceara ).

SESI TALKS
O SESI Ceará quer estar próximo dos clientes e da população em geral durante o período de isolamento social, por isso iniciará no dia 28 de abril o SESI Talks , com transmissões ao vivo de palestras de diversos temas no canal do SESI Ceará no Youtube.

As palestras serão sempre às terças e quintas, a partir do dia 28 de abril, e terão duração de 30 a 40 minutos, com a possibilidade de 10 minutos para perguntas.

No dia 28/04, às 10h, acontece a palestra do engenheiro de segurança do SESI Ceará, José Nabuco, com o tema "Segurança no Trabalho e os desafios pós COVID-19".

No dia 30/4, às 17h, o assunto debatido será “Educação maker no isolamento social: ludicidade, pesquisa e aprendizagem ”, com André Cardoso, professor de robótica do SESI Ceará.

Já no dia 7 de maio, 16h, será a vez do tema “Lições de história no enfrentamento de crises”, com Aline Lima, historiadora do Museu da Indústria.

Por fim, na data de 12 de maio, 14h, a psicóloga do SESI Ceará, Ana Karine Oliveira, aborda o assunto “Saúde mental: Novos tempos, novos desafios”

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA