Trabalhadores poderão utilizar máscaras de tecido nas indústrias cearenses

Diante da escassez no mercado de máscaras cirúrgicas e da recomendação do Ministério da Saúde de destinar esses equipamentos prioritariamente aos profissionais de saúde, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE/CE) autorizou a utilização de máscaras de tecido pelos trabalhadores do setor industrial cearense. A autorização veio do superintendente regional do Trabalho e Emprego do Ceará, Fábio Zech Sylvestre, em resposta à solicitação feita na terça-feira (7/4) pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante.   

No ofício em que faz a consulta ao órgão responsável pela fiscalização do trabalho no Ceará, o presidente argumenta que as indústrias autorizadas a funcionar estão trabalhando com contingente de pessoal reduzido, mas que há muita dificuldade em adquirir as máscaras descartáveis para todos os funcionáros, já que elas estão sendo destinadas às unidades de saúde. Outro argumento é que o próprio Ministério da Saúde já havia sugerido a utilização de máscaras de tecido à população, uma vez que podem criar uma barreira física capaz de impedir a disseminação do coronavírus.

O chefe da Inspeção do Trabalho, Daniel Arêa Leão Barreto, considerou válidos os argumentos e estabeleceu que as indústrias podem fazer a substituição, desde que as máscaras estejam no padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde e que cada trabalhador receba duas máscaras higienizadas por dia para que possam ser trocadas no meio do turno do trabalho. O inspetor também determinou que as máscaras sejam higienizadas diariamente e que as empresas orientem aos funcionários sobre o uso correto do equipamento.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA