SESI Ceará adere à modalidade de educação a distância em escolas de Fortaleza e Sobral

No dia 30/3, o Governo do Ceará prorrogou por mais 30 dias a suspensão de aulas presenciais em escolas, cursos, faculdades e universidades públicas e privadas. A prorrogação consta no Decreto nº33.532, de 30 de março de 2020, onde o Estado afirma que a medida busca dar continuidade às ações de enfrentamento à disseminação do novo coronavírus (COVID-19) no território cearense.

Para minimizar os impactos da suspensão das aulas, desde a última segunda-feira (6/4), as escolas do SESI Parangaba e SESI Sobral estão atuando em regime de atividades domiciliares, por meio do Portal SESI de Educação e da Plataforma  Plurall.

O Plurall é uma plataforma de estudos e ensino online para alunos, responsáveis, professores e coordenadores. Acessível e prática, a inovadora solução acompanha os alunos 24 horas por dia, podendo ser acessada pelo celular, tablet ou desktop. A ferramenta disponibiliza listas de exercícios para que os alunos possam praticar o que aprenderam e vídeos para apoiar a realização das tarefas. Além disso, a plataforma possui tutores prontos para responder dúvidas que podem surgir durante a realização das atividades e em relação ao conteúdo do material didático. 

“O uso das tecnologias sempre esteve fortemente presente em nossa proposta pedagógica, o que facilita a criação de uma nova rotina nas escolas SESI para o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos”, explica a gerente de educação do SESI Ceará, Ana Paula Pinho.

Diariamente, os professores disponibilizam conteúdos, atividades e materiais, garantindo a continuidade da oferta do planejamento para cada série. “A nossa equipe pedagógica e corpo docente estão dedicados em prover o acompanhamento e interação necessários junto aos nossos estudantes, de modo a facilitar e qualificar todo o trabalho desenvolvido nesse período”, complementa Pinho.

Para garantir o funcionamento da proposta, as escolas fizeram tutoriais de acesso e encaminharam comunicados aos alunos e às famílias sobre o redimensionamento das atividades para a modalidade a distância, destacando que este é um momento atípico.

“O que realmente importa no momento é a saúde de todos e, como instituição de Ensino, nosso dever é colaborar com todas as orientações e diretrizes dos nossos órgãos competentes de valorizar, resguardar, prevenir e cuidar da nossa sociedade”, lembra Nathália Castro, coordenadora do SESI Ceará.

O SESI Ceará informa ainda que os estudos e atividades remotas propostos para esse período estão sendo organizados de modo a serem aproveitados para contabilizar a carga horária e os dias previstos para o ano letivo de 2020. Porém, quando as atividades presenciais forem normalizadas, calendário escolar será reorganizado de modo a aproveitar ao máximo os dias disponíveis para reposição de aulas, respeitando orientações que podem partir do Governador do Estado do Ceará e Conselho de Estadual de Educação.

Na foto: Mariana Machado, aluna do 6º ano da Escola SESI SENAI

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA