Lauro Chaves discute sobre gestão do fluxo de caixa na crise do coronavirus

O assessor econômico da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), conselheiro do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon) e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Lauro Chaves Neto, participa hoje (31/3), logo mais às 18h, de live, onde discutirá sobre Economia em tempo de crise: Gestão do Fluxo de Caixa na crise do coronavirus. A transmissão será promovida pelo Corecon Ceará nas redes sociais.

O fluxo de caixa é a principal ferramenta de gestão financeira do empresário, segundo Lauro Chaves. Por meio dela, é possível olhar para o passado analisar de onde vieram e para onde foram os recursos, acredita. É possível gerenciar o presente, a tesouraria, definir prioridades e pagamentos, organizar fluxo, prever onde haverá falta de recursos e onde haverá sobra de recursos. Além disso, e, principalmente, de acordo com o economista, é possível olhar o futuro, desenhar cenários e tomar decisões que podem vir a impactar os lucros.

Ele aconselha que no atual momento de crise, os empresários precisam ser ainda mais prudentes, mais conservadores em relação à gestao do seu fluxo de caixa. Há grande possibilidade, de acordo com Lauro, que haja queda absurda de novas vendas, assim como é possível que aumente a inadimplência de vendas já feitas no passado e que os recebimentos estavam previstos para as próximas semanas e próximos meses. Em relação às saídas, deverão se avolumar. "É importante para o empresário estar atento às linhas de crédito, esses novos financiamentos que foram abertos e apriveitar essas oportunidades para dar alivio ao fluxo financeiro", recomenda.

A sugestão de Lauro Chaves é que o fluxo de caixa esteja em sistema, integrado com outros setores, como contas a pagar, contas a receber e tesouraria, para que seja instrumento permanente de gestão. "É importante que também possibilite avaliação do que aconteceu no passado e elaboração de cenário para que ajude cada empresário a tomar decisões no futuro. Decisões como volume de compras, negociações com fornecedores, política comercial, política de preços. Tudo isso é importante que seja feito em consonância com o fluxo de caixa. A importância da gestão do fluxo de caixa fica ainda mais evidente nos momentos de crise", opina.

A live acontece às 18h, nas redes sociais do Corecon Ceará.
@coreconceara

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA