Representantes dos poderes Executivo e Legislativo conhecem ações do Sistema Indústria no Ceará

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) promove nesta quinta e sexta-feira (12 e 13/3) em Fortaleza e Região Metropolitana mais uma edição do programa Conhecendo a Indústria. A iniciativa consiste na realização de visitas técnicas a indústrias e unidades do Sistema Indústria pelo país, com o propósito de apresentar o trabalho realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI), além das ações que impactam de forma positiva na sociedade. Nesta edição, participam da visita representantes de órgãos federais do Executivo e Legislativo.  

No Ceará, a programação conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e teve início com uma visita à unidade do SENAI em Maracanaú. O diretor administrativo da FIEC, Chico Esteves, abriu o encontro e deu as boas vindas aos participantes. Em seguida, o gerente executivo de educação profissional e tecnológica do SENAI Nacional, Felipe Morgado, fez uma apresentação sobre a importância da indústria para o Brasil, o poder que o setor tem de gerar desenvolvimento e a atuação do SESI e do SENAI em todo o país. A superintendente do SESI Ceará, Veridiana Soarez, e o diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, também participaram desse momento e explicaram em detalhes a atuação das duas casas.

Após as explicações iniciais, os participantes conheceram as instalações do SENAI e do SESI em Maracanaú, a unidade móvel onde são ministradas aulas do curso técnico em eletromecânica e o Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica. Os alunos deram depoimentos sobre os cursos e processo de aprendizagem. Um deles foi Maurílio Carlos que já trabalha em uma indústria e disse que os conhecimentos adquiridos no curso do SENAI lhe dão uma nova perspectiva na empresa onde trabalha. "Aqui no SENAI temos acesso ao que há de mais moderno e aprendemos a teoria na prática", disse. Já Ítalo Lopes, aluno do curso de aprendizagem industrial em polímeros, destacou a qualidade do corpo docente. "Os professores têm muito conhecimento técnico", frisou. Os participantes também conheceram projetos desenvolvidos pelos alunos na Saga da Inovação (Projetos Integradores).

A comitiva, após a visita ao SENAI Maracanaú, foi à empresa Esmaltec, onde são realizadas diversas iniciativas em parceria com o SESI e o SENAI, entre elas a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na sexta-feira, o programa Conhecendo a Indústria segue para o Pecém, onde visitam a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a Companhia de Cimento Apodi.

Os participantes são representantes dos poderes Executivo e Legislativo que exercem funções estratégicas no processo de construção de propostas de políticas públicas. Atuam em órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Ministério da Economia, Ministério Público Federal e Senado Federal. A auditora do TCU, Ana Beatriz Cabral da Silva, ficou impressionada com o que viu no SENAI. Foi a primeira vez em que ela esteve em uma unidade do SENAI.

"Foi muito bom para conhecer melhor as atividades e a estruturação do trabalho. É enriquecedor ver in loco os projetos dos alunos, essa dinâmica de ensino e aprendizagem. A gente nota o entusiasmo dos alunos com o produto dos estudos deles. Ver isso concretizado é muito positivo", declarou.

Já a secretária nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos,  Ângela Vidal Gandra da Silva Martins, afirmou estar encantada com o profissionalismo e o alto nível dos projetos. "Está sendo uma experiência muito boa para termos um referencial, para podermos nos situar melhor. Nós realmente não temos noção de todo esse trabalho. Para nós foi bastante elucidador. Gostei muito que os projetos levam a melhorar as famílias. Há um retorno para a família através do trabalho qualificado, principalmente com os jovens. Então eu vejo que o trabalho do SENAI e do SESI é transcendente. Nós estamos impressionados e isso nos inspira ainda mais a pensar em parcerias", comentou.      

Conhecendo a Indústria
O programa Conhecendo a Indústria chegou à 39ª edição com a programação do Ceará. Esta edição foi focada na temática Gestão e Transparência. Já são, com esta, 12 edições com este tema, tendo percorrido os Estados da Bahia, Ceará, Santa Catarina, Amazonas, Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo. A proposta é apresentar os modelos de gestão, inovação e transparência das instituições, ações educacionais e de capacitação voltadas para o mercado do trabalho e para o “chão de fábrica” de algumas empresas.

O Programa Conhecendo a Indústria tem o desafio de aproximar a realidade empresarial aos órgãos dos três poderes. Além disso, busca-se aprimorar o relacionamento entre os segmentos e apresentar as atividades desenvolvidas pelo SESI e SENAI que impactam positivamente a sociedade.  

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA