FIEC participa da Semana + Nordeste, no Ministério do Desenvolvimento Regional

O presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da FIEC, Heitor Studart; o gerente do Observatório da Indústria da FIEC, Guilherme Muchale; e o assessor econômico da FIEC, Lauro Chaves; e participam nessa semana (9 a 14/3), em Brasília, da ‘Semana + Nordeste’, evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para coordenar ações do Governo Federal voltadas ao crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida na macrorregião. A ideia do encontro, segundo o ministro Rogério Marinho, é construir uma visão sinérgica para potencializar as iniciativas federais.

A programação de hoje (10/3) foi voltada para o tema da Segurança Hídrica, de acordo com Heitor Studart, com foco no Projeto de Integração do Rio São Francisco. Os debates estão acontecendo com participação de todas as vinculadas do MDR para o setor.

A abertura do evento aconteceu ontem (9/3), com a presença do ministro Rogério Marinho. “Nós temos uma missão muito importante de fazer com que todas as regiões do País tenham igualdade de oportunidades. Reunimos o Governo Federal e agências que têm interesse e transversalidade com nossas ações e é dessa forma que espero que finalizemos essa rodada de trabalho, com esse sentimento de unidade e de missão. Podemos, sim, mudar o Brasil. E faremos isso com um programa articulado de ação e com a racionalização dos recursos que já existem e são aplicados no Nordeste por cada uma dessas agências e instituições”, destacou.

Até o sábado (14/3), equipes de ministérios, agências e órgãos federais, entidades internacionais, bancos de fomento e representantes do setor produtivo vão apresentar e discutir meios para a integração das ações no Nordeste. Ao fim da ‘Semana + Nordeste’, será formulado um documento que orientará a implementação de políticas públicas para a população nordestina.

A abordagem será focada nas principais áreas de atuação do Ministério do Desenvolvimento Regional. Entre elas, estão a ampliação do programa Rotas de Integração Nacional; a garantia da segurança hídrica, levando-se em conta as obras públicas estruturantes; a revitalização da Bacia do Rio São Francisco e a aplicação de tecnologias para o acesso à água; o estímulo à agricultura irrigada; a ampliação do acesso ao saneamento básico; a questão da habitação; gestão de riscos e desastres naturais; mobilidade urbana; e o incentivo à pesquisa e desenvolvimento (P&D).

“É uma semana de imersão sobre a região, para que tenhamos uma ação mais coordenada sobre o Nordeste. Tenho certeza de que vamos sair daqui com um excelente produto e que vai ganhar peso junto à população brasileira”, completou o ministro Rogério Marinho.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA