FIEC sedia curso sobre orçamento de obras de construção pesada

De 3 a 6 de março, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará sediará o curso "Orçamentação de Obras de Construção Pesada e Infraestrutura", cuja realização é apoiada pelo o Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará (Sinconpe/CE).

Ministradas pelo professor Francisco Figueiredo, as aulas apresentarão peculiaridades dos orçamentos de obras de construção pesada, com foco nas obras rodoviárias, particularizando a metodologia adotada pelo Governo Federal: o novo Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO), lançado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em 2017.

"A elaboração de um orçamento confiável é determinante para que a empresa obtenha ganhos e não seja surpreendida com perdas de faturamento ou custos adicionais decorrentes de erros ou omissões de orçamento", esclarece o professor.

O SICRO é uma ferramenta criada e aperfeiçoada pelo DNIT para manter atualizada a definição de custos, apta para estabelecer os melhores parâmetros para referenciar a elaboração dos orçamentos de projetos rodoviários e licitação de obras.

"Para a licitação de qualquer obra pública por parte do Governo Federal e de alguns governos estaduais é necessário que exista um orçamento de referência. Para se chegar a esse valor, existe uma medotologia, que é o SICRO. O valor de referência funciona como teto. As empresas não podem apresentar propostas por um valor superior a este. Por outro lado, se esse valor não for estabelecido adequadamente ele pode inviabilizar a contratação da obra, ou a empresa concluir que o valor que ela propôs não é suficiente, gerando a paralisação da obra", detalha Figueiredo. 

O curso é voltado para engenheiros, arquitetos e demais profissionais da iniciativa privada ou de órgãos que desenvolvam atividades onde precisem elaborar, interpretar ou analisar orçamentos, bem como apropriar custos em obras de construção pesada, seja com enfoque no construtor, no contratante ou no auditor.

As aulas terão caráter eminentemente prático. A apresentação dos conceitos e técnicas será intercalada com exercícios práticos, realizados em planilhas eletrônicas do programa Compor 90.

Serviço
Data: 3 a 6 de março
Horário: 8h às 18h30
Local: FIEC (Avenida Barão de Studart, 1980)
Mais informações: 3246.7797 ou contato@sinconpece.com.br

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA