Jovens participam de primeira atividade do Projeto Trajetórias

Deixar para trás angústias, medos, ansiedade e timidez para construir um novo caminho de aprendizado. 50 jovens em situação de vulnerabilidade social iniciaram na última quinta-feira (27/2) um novo ciclo de aprendizado e qualificação. Eles foram selecionados para a primeira turma do projeto Trajetórias, iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará).

No primeiro dia de atividades, os jovens participaram de uma atividade onde deveriam percorrer um caminho cheio de obstáculos, simbolizados por pedras, cadeira e mesa, com sentimentos positivos e também dificuldades escritos em papeis e colados no chão. No começo do caminho, escreveram num papel o que gostariam de deixar pra trás. Após compartilhar com os colegas, jogaram o papel no lixo e começaram a caminhada, desviando dos obstáculos e tomando pra si os sentimentos positivos. Para finalizar, apresentaram-se e falaram das expectativas com o porjeto.

O Trajetórias, que tem o apoio do SENAI Ceará, do Sebrae e do Sesc, irá preparar os jovens para inserção no mercado de trabalho. Até o mês de setembro, será ofertada uma rotina de aprendizado e qualificação aos jovens, oriundos de instituições que fazem parte do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). Eles estarão no SESI Ceará de segunda a sexta-feira, tendo aulas de português, matemática, cidadania, empreendedorismo e qualificação profissional.

"O projeto tem uma base de desenvolvimento humano muito forte, pois esperamos dar autonomia e autoconfiança para esses jovens. A preparação profissional, aliada à preparação comportamental, certamente terão grande impacto em suas vidas", pontua a coordenadora do SESI Ceará, Catarina Sabino.

O diretor da Escola SESI SENAI, Jair Sampaio, recepcionou os jovens desejando sucesso e parabenizando por terem sido selecionados para participar do projeto. O projeto acontece na unidade do SESI SENAI na Parangaba, onde fica a Escola SESI SENAI.

"O projeto tem uma base de desenvolvimento humano muito forte, pois esperamos dar autonomia e autoconfiança para esses jovens. A preparação profissional, aliada à preparação comportamental, certamente terão grande impacto em suas vidas", pontua a coordenadora do SESI Ceará, Catarina Sabino. Além do desenvovimento humano, de acordo com a assistente social do projeto, Flávia Moreira, a formação dos jovens será focada em educação para o mundo do trabalho.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA