FIEC sedia discussão sobre Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Estado
Chegou a hora de iniciar o processo de Apresentação e Discussão do Prognóstico sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Estado (ZEEC). Desta vez, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) debate o assunto com os setores econômicos do Ceará, em reunião a ser realizada no dia 5 de março, às 8h30, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
Essa etapa, intitulada de Prognóstico, envolve a construção de cenários tendenciais e desejáveis, das unidades de intervenção, no território da Zona Costeira Cearense. A ideia é que sejam construídos cenários, considerando o histórico dos dados levantados, e a situação das unidades homogêneas, de acordo com suas potencialidades e fragilidades, ecológicas e socioeconômicas. “Por meio do Prognóstico, por exemplo, será possível definir o que são áreas de preservação permanente (APPs), áreas frágeis ou áreas estáveis”, explica Artur Bruno, titular da Sema.
Metodologia
Fátima Catunda, consultora de Participação Social e moderadora dos encontros do ZEEC, explica que os seminários participativos serão trabalhados por meio de grupos focais. Esses grupos serão organizados segundo a especificidade de experiência, uso e interação com o território costeiro litorâneo.
“O formato ideal para trabalhar nessa etapa é a formação de grupos focais”, disse. Segundo ela, o processo provoca o debate e a argumentação entre atores. “Além de permitir uma cenarização desejável, construída na dinâmica das percepções ambientais, fruto de diferenças de opiniões, vivências, e interesses”, completa.
Saiba mais
O ZEEC é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da SEMA, em parceria com a Superintendência do Meio Ambiente (Semace). O principal objetivo, considerando as características ambientais e as dinâmicas socioeconômicas, é estabelecer diretrizes de ordenamento e de gestão do Litoral cearense.