Especialistas selecionam 21 perfis profissionais para o futuro dos setores de construção e de minerais não metálicos

O mercado de trabalho global tem sofrido impactos significativos com as transformações científico-tecnológicas e socioeconômicas em curso. No Brasil e no Ceará, não é diferente.

Na última terça-feira (18/2), especialistas dos setores de Construção e de Minerais Não Metálicos selecionaram 21 perfis que deverão ser demandados no horizonte temporal de 2035. São eles:

1. ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA E EDIFÍCIOS INTELIGENTES;
2. ESTRUTURAS PARA ENERGIAS RENOVÁVEIS;
3. CONSTRUÇÃO VERDE;
4. INOVAÇÕES EM OBRA DE INFRAESTRUTURA;
5. ESTRUTURAS NÃO CONVENCIONAIS;
6. SMART CONSTRUCTION;
7. TECNOLOGIAS AVANÇADAS DE CONCRETO;
8. CONSTRUÇÃO MODULAR;
9. NANOTECNOLOGIA;
10. GESTÃO DA INOVAÇÃO;
11. BIOCOMPÓSITOS;
12. ROBÓTICA E VESTÍVEIS;
13. AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA;
14. OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS;
15. GESTÃO SOCIOAMBIENTAL;
16. GESTÃO E PROJETOS COLABORATIVOS;
17. GESTÃO DATA DRIVEN;
18. PLANEJAMENTO URBANO;
19. SMART MINING;
20. MINERAÇÃO EM RESÍDUOS;
21. MINERAÇÃO MARINHA.

O painel de especialistas é uma das etapas do projeto "Perfis Profissionais para o Futuro da Indústria Cearense", que tem o objetivo de induzir a oferta de perfis profissionais que tragam novas perspectivas ao desenvolvimento industrial e ao progresso da sociedade, identificando as competências que serão demandadas por organizações industriais e pela sociedade, além de incitar a antecipação da oferta de formação desses perfis.

"Desta maneira, quando o Brasil voltar a crescer, não teremos um novo apagão de mão de obra como acontece cotidianamente quando o Brasil tem crescimento de 2 a 3 anos acima de 5%. A ideia é que o Ceará possa se diferenciar, fazendo essa antecipação e pensando proativamente nesse trabalho", esclarece Guilherme Muchale, gerente do Observatório da Indústria da FIEC.

Saiba mais

Para o Observatório da Indústria da FIEC, perfil profissional é o conjunto de capacidades técnicas que os indivíduos deverão possuir para realizar atividades atualmente inexistentes ou embrionárias.

Uma vez selecionados, os perfis possibilitam aprofundar dimensões do conhecimento de profissões já existentes; subsidiam a criação de novos conteúdos, novas disciplinas ou cursos de diferentes níveis; podem sinalizar uma nova profissão, em resposta à complexidade e à dinâmica tecnológica e de mercado; e podem ser utilizados como marco de referência para o planejamento e desenvolvimento de ofertas formativas.

Em breve, os resultados relativos aos setores de Construção e Minerais Não Metálicos serão compilados em uma publicação, a exemplo do que já foi feito com outros setores. Nessa publicação, os perfis são apresentados em formato de fichas.

As informações disponibilizadas em cada uma das fichas compreendem conteúdos estruturantes e indicadores de posicionamento.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA