NR 10 é tema de seminário realizado pelo Sindienergia na FIEC

O Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia) realizou nesta quarta-feira (29/1), na Casa da Indústria, o Seminário Revisão da Norma Regulamentadora NR 10, que trata da segurança em instalações elétricas e serviços de eletricidade. O evento reuniu representantes de empresas filiadas ao sindicato e de entidades ligadas aos trabalhadores do setor elétrico. A ideia era discutir e formular contribuições à consulta pública aberta pelo Governo Federal para a revisão da norma. 

O seminário foi aberto pelo presidente do Sindienergia, Benildo Aguiar. Ele explicou que a discussão é importante para o enriquecimento da norma, buscando minimizar a parte burocrática e aprimorar os pontos que causam dúvidas. "O nosso intuito é contribuir com proposições relevantes", destacou o presidente. Após a abertura, a especialista Vitória Amâncio  fez uma apresentação técnica do texto base em consulta e num segundo momento foi feita a discussão de sugestões para encaminhamento à consulta pública.

A NR 10 discorre sobre atividades na área elétrica, estabelecendo critérios de segurança para todos aqueles que trabalham direta e indiretamente com eletricidade em suas diversas fases, como geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto e construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas, e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

A última atualização da NR 10 ocorreu com a publicação da Portaria nº 915, de 30 de julho de 2019, em que foram revogados os itens 10.13.1, 10.14.1 e 10.14.5. No dia 9 de janeiro de 2020 foi aberta a consulta pública referente à atualização da NR 10.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA