Energy Future é apresentado em evento para empresários do setor de energia

Na manhã desta quinta-feira (23/1), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu a 4ª edição do Roadshow Energy Future, um hub virtual de inovação do setor de energia elétrica, que conecta projetos a grandes concessionárias. A busca é por soluções inovadoras que ajudem a melhorar a geração, transmissão e distribuição da energia no Brasil.

A energia movimenta 210 milhões de brasileiros. Todos os dias, empresas têm o desafio de gerar, transmitir e distribuir energia elétrica para todos. Os novos tempos exigem crescimento e evolução, mas de forma sustentável. Por isso, o setor elétrico destina mais de 500 milhões de reais em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento todos os anos. Investimento para que projetos empreendedores tornem o caminho da energia mais seguro e eficiente e, ao mesmo tempo, minimizem impactos.

O Energy Future 2019 é formado por seis concessionárias - Enel, AES Tietê, Grupo Energisa, Equatorial Energia, Light e Santo Antônio Energia - que avaliarão os projetos inscritos, de acordo com regras próprias da chamada e com os critérios estabelecidos pelo Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL.

O Programa de P&D da ANEEL garante, por lei, os recursos humanos e financeiros para investimento em projetos que demonstrem originalidade, aplicabilidade, relevância e viabilidade, nos processos e usos finais de energia.
Segundo Apolo Lira, desenvolvedor sênior do Energy Future, 83% dos projetos não vira negócio, ou seja, vão para a fase de pesquisa. Assim, o fim da cadeia recebe menos de 4%, sendo que a inserção no mercado recebe apenas 0,4%.

“Isso pode ser uma preocupação, mas também pode ser uma notícia boa. Se olharmos a pesquisa, apenas pelo lado acadêmico, esse indicador pode ser um bom resultado. Mas se olharmos para o negócio, para o número de empregos gerados, para as tecnologias disruptivas que estão sendo operadas, de fato, é um indicador ruim. É importante entendermos o quanto está sendo destinado para essa fase sinal da cadeia. Precisamos equilibrar melhor esta conta”.

O evento contou com a participação das empresas de energia do Ceará. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre as inscrições e saber mais sobre as estratégias de investimento em inovação das concessionárias para projetos de P&D e startups.

“Nos próximos cinco ou dez anos próximos, vislumbramos uma transformação completa do setor de energia. Quem tiver condições de se dedicar a esse setor, que o faça, porque as oportunidades estão surgindo e de forma organizada”, disse Jurandir Picanço, consultor da FIEC. 

O coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, moderou um painel com os mantenedores do projeto, entre eles Amadeu Fernandes, da Enel. O painel esclareceu dúvidas dos presentes.

Também estiveram presentes o diretor de inovação e tecnologia da FIEC, Sampaio Filho, e pelo diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda. O diretor do SENAI Ceará citou as parcerias do Sistema FIEC com a Enel, entre elas a construção e operação do Centro de Treinamento Avançado, em construção na unidade do SENAI da Barra do Ceará e terá capacidade de treinar, aproximadamente, 3 mil pessoas por ano, em quatro modalidades: iniciação, aperfeiçoamento, qualificação e cursos técnicos.

“As empresas que compõe o nosso Estado têm muito a oferecer ao mercado”, reforçou o presidente do Sindienergia, Benildo Aguiar. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA