Waldyr Diogo de Siqueira Filho recebe medalha da Ordem do Mérito Industrial

O empresário Waldyr Diogo de Siqueira Filho recebeu ontem (20/11), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) a medalha da Ordem do Mérito Industrial, concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A comenda é a mais importante condecoração da indústria brasileira e foi entregue pelo presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e pelo ex-presidente Beto Studart.

Em seu discurso, o presidente Ricardo Cavalcante exaltou a ligação íntima entre a história familiar do homenageado e as transformações urbanas, culturais e sociais experimentadas pela cidade, desde a primeira metade do século passado, até hoje, deixando marcas expressivas na economia cearense. O pai Waldyr Diogo foi o idealizador e primeiro presidente da FIEC, em 1950. "Hoje, quando nos reunimos aqui para entregar ao filho que assumiu para si a responsabilidade de seguir os mesmos passos do pai, quando lhe entregamos a mais relevante comenda da indústria brasileira, estamos não só reconhecendo Waldyr Diogo de Siqueira Filho como um dos mais atuantes representantes da indústria cearense, que o é, de fato, mas também reconhecendo o pai, e toda a família Diogo, pois sei que é assim que eles se sentem. A tua história de vida, o teu legado, tal qual o do teu pai, merece toda a nossa deferência", reconheceu.

O legado familiar do homenageado também foi lembrado e destacado pelo ex-presidente da FIEC, Beto Studart, assim como a contribuição para criação da FIEC, SESI e SENAI. "A história da família é de companheirismo, ao fomentar a criação dos sindicatos. Seu pai abraçou a causa da formação de pessoas ao iniciar o SESI e o SENAI. A história da família é notável, de alinhamento ético e moral. Você é nosso exemplo", agradeceu.

Em discurso bastante emocionado lido pelo filho, Waldyr destacou a figura de Waldyr Diogo Siqueira, que foi o primeiro presidente da FIEC. Lembrou que sua família tem o DNA do setor produtivo desde Antônio Diogo, seu avô, que foi comerciante, industrial e exportador. O homenageado também fez um agradecimento especial a Beto Studart por tê-lo indicado para receber a homenagem, bem como a Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel e Roberto Macêdo. Ele também fez questão de agradecer aos funcionários que trabalharam com ele em várias empresas e o ajudaram a construir sua história. Agradeceu ainda aos amigos que com ele conviveram no CIC, na FIEC e no Sinduscon.

Sobre a medalha
Criada em 1958, a honraria é destinada a personalidades e instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento da indústria brasileira e do país. O nome de Waldyr Diogo de Siqueira Filho foi indicado pela FIEC.

Das 27 federações estaduais da indústria, apenas 10 tiveram suas indicações contempladas com a medalha.   Em mais de 60 anos, apenas um seleto grupo de personalidades e empresários recebeu a comenda, entre os quais se destacam os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso; além do ex-vice-presidente José de Alencar e dos industriais Jorge Gerdau, Antônio Ermírio de Moraes e Ivo Hering.

Sobre o homenageado
Filho de Waldyr Diogo de Siqueira – primeiro presidente da FIEC – e Norma Ferreira Diogo, Waldyr Diogo de Siqueira Filho nasceu em Fortaleza em 1944. É graduado em Administração e fez curso intensivo na University of Miami, na Flórida, Estados Unidos.

Em 1966, criou a firma individual Waldyr Diogo Filho, iniciando a fabricação da aguardente Canaju. Em 1967, constituiu a Cunicultura Santa Helena, passando a criar e comercializar coelhos em grande escala. Hoje, além de criador e selecionador de gado holandês, é diretor da Construtora Waldyr Diogo Ltda.

Durante sua trajetória profissional, participou de várias diretorias da FIEC. Também foi delegado representante da FIEC na CNI, na primeira gestão de Fernando Cirino Gurgel, de 1992 a 1995, e suplente do mesmo cargo na gestão de Jorge Parente Frota Júnior, de 1999 a 2002.

                     

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA