Programa Centelha está com inscrições abertas para projetos de inovação

O Programa Centelha está com inscrições abertas, até 19/11, para projetos de inovação em todo o Brasil. O objetivo é estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no estado e no país. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

As temáticas prioritárias dos projetos são: automação; big data; biotecnologia e genética; blockchain; design; eletroeletrônica; geoengenharia; inteligência artificial e machine learning; internet das coisas (IoT); manufatura avançada e robótica; mecânica e mecatrônica; nanotecnologia; química e novos materiais; realidade aumentada; realidade virtual; segurança, privacidade e dados; tecnologia social; tecnologia da informação (TI); e telecom. As soluções devem ser aplicadas aos setores administração pública; aeroespacial; agronegócio; automotivo; bens de capital; borracha e plástico; cerâmica; comércio e varejo; construção civil; construção naval; economia criativa; economia do turismo; gastronomia; eventos e lazer; educação; elétrico e eletrônico; energia; e fabricação de alimentos e bebidas.

As propostas poderão ser submetidas por pessoas físicas ou jurídicas. Serão três fases de seleção. Durante as três etapas, os proponentes receberão capacitações gratuitas online ou presenciais a serem ministradas pela Fundação Certi, com o intuito de alinhar conceitos importantes para que possam ser aprimoradas as ideias e projetos.

Os benefícios para os empreendedores participantes são variados, desde recursos financeiros via subvenção econômica, até capacitações e suporte, serviços de parceiros, acesso à incubadoras e potenciais investidores e ampliação de networking e divulgação a empresa.

O programa é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e, no Ceará, é executada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

O Programa Centelha será executado de forma descentralizada, por meio da articulação institucional e cooperação com entidades de 21 estados. Participam da primeira edição do Programa Centelha os seguintes estados: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. Cada estado irá lançar um edital com suas regras próprias.

O Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica pode ajudar com apoio técnico de uma área profissional em pesquisa, desenvolvimento e inovação. No IST, há um time de especialistas na elaboração do plano de projeto ou plano de negócio, além do apoio na execução. A equipe de gestão de projetos está pronta para cuidar da gestão financeira e prestação de contas dos recursos do projeto.

Clique para ver o edital e cronograma do Programa Centelha.

Mais informações: (85) 3293.5055 - Camila, Ronara ou Ana Paula
laboratoriodeprojetos@sfiec.org.br.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA