Alunos da Escola SESI SENAI participam de eventos de robótica e matemática

Alunos da Escola SESI SENAI participaram neste mês de outubro de três eventos de robótica e matemática: Desafio Tecnológico DTEC – UFC, Torneio de Robótica da Feira do Conhecimento e Math em Jeans. Em todos, ficaram bem colocados e foram parabenizados.

O Desafio Tecnológico DTec – UFC é organizado pelas áreas de tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pelo RAITec - Robótica, Automação e Inteligência Artificial, um grupo multidisciplinar que tem como objetivo promover a robótica nas escolas, universidades e na comunidade como um todo, a fim de incentivar o conhecimento por esta área e promover a tecnologia em todo o Estado. O DTec envolve estudantes de graduação e ensino médio de várias instituições de ensino do Estado do Ceará em um campeonato na área de robótica, onde têm a oportunidade de usar o conhecimento adquirido em sala de aula, diretamente, em uma aplicação prática, dinâmica e divertida.

No dia 25/10, três equipes compostas por 4 alunos do Ensino Médio da Escola SESI SENAI participaram da competição. Os alunos obtiveram 2º lugar na modalidade Seguidor de Linha (contra arduíno) e 1º e 2º lugar na modalidade Sumô. Como premiação, os alunos ganharam: 30% do valor das inscrições; curso de programação em Python gratuito pela UFC para todos os estudantes; e voucher de R$100,00 em impressão 3D na Fortaleza Maker.

Feira do Conhecimento
No dia 19/10, duas equipes formadas por estudantes do Ensino Fundamental da Escola SESI SENAI participaram do Torneio de Robótica da Feira do Conhecimento, evento realizado entre 16 e 19/10, no Centro de Eventos do Ceará. Os alunos conquistaram medalha de bronze na modalidade Seguidor de Linha e medalha de prata na modalidade Estoura Balão. O evento reúne estudantes, empreendedores e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento, promovendo a apresentação de startups, projetos de pesquisas, palestras e stands, além de competições como o Hackathon e o Torneio de Robótica.

Math en Jeans
O projeto conduzido pela associação Math en Jeans, da França, consiste na organização de ateliês de pesquisa nas escolas, envolvendo a participação de um grupo de alunos, um professor da escola e um pesquisador de matemática (de alguma instituição parceira). Essencialmente, os alunos trabalham sob a orientação do professor e do pesquisador, em um movimento que se assemelha ao que as universidades brasileiras chamam de “iniciação científica”. Desse modo, é possível proporcionar uma genuína experiência de pesquisa em matemática.

O objetivo do projeto é colocar os alunos em contato com a pesquisa científica em matemática. Para isso, os alunos registram e comunicam sua produção no projeto. Por isso, o Math en Jeans prevê 3 formas de garantir que a produção dos alunos não se perca: o Caderno, o Congresso e o Artigo.

O congresso aconteceu nos dias 17 e 18/10, na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e contou com a participação de seis estudantes da Escola SESI SENAI, que apresentaram trabalhos desenvolvidos e finalizaram a participação com apresentação musical relacionada à solução de um problema matemático. De acordo com professores, os alunos foram muito aplaudidos e parabenizados pelos pesquisadores e estudiosos presentes. O projeto continua até a conclusão do artigo e a publicação no site oficial do Math en Jeans.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA