FIEC recebe evento comemorativo aos 50 anos do Serviço Geológico do Brasil

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu nesta quinta-feira (24/10) a solenidade de comemoração pelos 50 anos do Serviço Geológico do Brasil, por meio de sua unidade em Fortaleza. O evento destacou o histórico das ações da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) - empresa que possui as atribuições do Serviço Geológico do Brasil - e contou com a presença de entidades do setor mineral, de pesquisa, gestores e parlamentares. A FIEC foi representada pelo presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran), Carlos Rubens Alencar. Ao lado dele, prestigiaram a solenidade: o gerente do Instituto SENAI de Tecnologia em Metalmecanica (ISTEMM), João Luís Pinheiro Giffoni; o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil, Antônio Bacelar Nunes; o chefe da unidade Fortaleza do Serviço Geológico do Brasil, Mickaelon Belchior Vasconcelos; o presidente do Conselho Temático do Meio Ambiente, Affonso Tabosa Pereira; e o geógrafo da Federação Nacional das Associações de Geógrafos do Brasil, Cândido Henrique de Aguiar Bezerra.

“A FIEC sente orgulho de ser a anfitriã desta comemoração. Hoje, vivemos um momento muito frutífero, pois além de termos cinco sindicatos ligados à mineração, o nosso presidente, Ricardo Cavalcante, também é do setor”, afirmou Carlos Rubens. “A CNI também está retomando a sua Comissão de Mineração, com muitas discussões fundamentais. Posso afirmar que esta é a Casa da Indústria, e é também a casa da mineração”, completou.

“É com alegria que participamos da solenidade de 50 anos de uma instituição que constrói o Brasil, literalmente”, parabeniza o geógrafo Cândido Henrique de Aguiar.

Durante sua programação, o evento contou com a presença dos pesquisadores em Geociências do Serviço Geológico do Brasil, Tercyo Rinaldo Gonçalves Pineo, que realizou apresentação dos trabalhos intitulados “Atualização do mapa geológico do Estado do Ceará” e “Área de relevante interesse mineral – Região noroeste do Ceará”; e Iris Pereira Gomes, que apresentou o trabalho “Materiais para construção civil da região metropolitana de Fortaleza”.

Também foram realizadas apresentações dos projetos desenvolvidos pela divisão de geologia marinha do Serviço Geológico do Brasil, com o coordenador executivo da unidade de geologia marinha, Ronaldo Bezerra; e os projetos desenvolvidos pela diretoria de hidrologia e gestão territorial, com o diretor de hidrologia e gestão territorial do Serviço Geológico do Brasil, Antônio Carlos Bacelar Nunes.

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) é uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que tem atribuições do Serviço Geológico do Brasil, atuando no estado do Ceará desde 15 de agosto de 1969. Entre as ações de destaque, atualmente, estão: Operação da rede hidrometeorológica nacional; Rede integrada de monitoramento de águas subterrâneas; Sistema de informações de águas subterrâneas, entre muitos outros.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA