Congresso SESI SENAI apresenta desafios e perspectivas para Novo Ensino Médio

Na tarde desta sexta-feira (18/10), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) e o Serviço Social de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) se reuniram com representantes das Escolas da Rede Estadual da Educação e demais entidades acadêmicas do estado para realização do “Congresso SESI SENAI para o Novo Ensino Médio: desafios e perspectivas”. O evento teve objetivo de promover o encontro entre representantes das escolas públicas do Estado do Ceará e o corpo técnico do SESI e SENAI, para, através da promoção de um ciclo de palestras informativas, discutir os caminhos possíveis para implantação do Novo Ensino Médio, a partir da experiência piloto desenvolvidas nestas instituições.

O diretor regional do SENAI, Paulo André Holanda, abriu o congresso revelando uma preocupação, mas também ressaltando uma responsabilidade e dever para o futuro; segundo ele: “nos tempos atuais temos centenas de profissionais procurando colocação, ou recolocação, profissional, mas não possuindo uma capacitação adequada que lhes dê a possibilidade de entreguar o que o mercado de trabalho exije, e isso é preocupante. Não existe desenvolvimento sem investimento em educação, essa é nossa prioridade no Novo Ensino Médio”, afirma Paulo André.

Já a superintendente do SESI Ceará, Veridiana Grotti, também ressaltou a importância de uma capacitação de qualidade na colocação profissional e na formação de jovens ainda na escola: " trabalhamos com o Novo Ensino Médio para dar aos jovens uma melhor formação, preparando-os muito mais para o caminho que desejam, de fato, trilhar após a escola. Esse congresso é a chance para mostrarmos o que estamos fazendo até o momento, e o que faremos para o futuro", afirma a superindentente, que completa, "a implantação do Novo Ensino Médio só significará melhorias na educação e vida dos estudantes".

Na programação do congresso, um ciclo de palestras começando com “Atuação do SESI e SENAI no contexto nacional”, ministrada pelo especialista de desenvolvimento industrial do SENAI Departamento Nacional, Sandro Ormond, e pelo especialista de desenvolvimento industrial do SESI Departamento Nacional, Paulo Alves; “Atuação do SESI e SENAI no contexto local (CE): Estruturação do piloto”, com a gerente de educação do SENAI Ceará, Sônia Parente e com a gerente de educação do SESI Ceará, Ana Paula Pinho; e a palestra “Novo Ensino Médio SESI SENAI: o que vivemos até aqui?”, ministrado pela coordenação pedagógica do SESI Ceará, com Danielle Santos e a coordenação pedagógica do SENAI Ceará, com Silvia Kellen. 

Ao final do evento, também foi feito depoimento de pais e alunos do Novo Ensino Médio, assim como reprodução de um vídeo apresentando programas e projetos desenvolvidos com parceiros.

      

 

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA