Estudo que confirma maior conforto térmico e acústico das construções de cerâmica em Sobral será apresentado no 61º Congresso Brasileiro de Concreto

Um estudo solicitado pela Cerâmica Torres, associada ao Sindcerâmica, será apresentado no 61º Congresso Brasileiro de Concreto, que acontece de 15 a 18 de outubro, em Fortaleza. O estudo, que trata de conforto térmico e acústico de blocos cerâmicos e blocos de cimento na cidade de Sobral, é coordenado pelo professor doutor Juscelino Chaves Sales, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

O estudo, intitulado "Comparativo de conforto térmico e acústico entre os métodos construtivos de alvenaria convencional com bloco cerâmico, parede de concreto e alvenaria com bloco de concreto, em Sobral, Ceará", teve o objetivo de realizar um estudo comparativo, principalmente do desempenho térmico e acústico, entre esses métodos construtivos.

De acordo com a pesquisa, "os resultados mostram que todos os métodos construtivos ofereceram condições térmicas adequadas para sua devida habitação, sendo que a edificação de alvenaria convencional de tijolo cerâmico apresentou menores diferenças entre a temperatura interna e externa e menores níveis de ruído".

O Sindcerâmica é um dos 40 sindicatos patronais ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que congrega diversos segmentos produtivos industriais. A FIEC é uma impulsionadora do desenvolvimento social e econômico do Estado, estimulando a competitividade, gerando novos negócios e fortalecendo vínculos institucionais.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA