Congresso SESI SENAI para o Novo Ensino Médio debate desafios e perspectivas

O Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) realizam em 18/10, na Casa da Indústria (Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota), das 13h às 17h, o Congresso SESI SENAI para o Novo Ensino Médio: desafios e perspectivas. O objetivo é promover o encontro entre representantes das escolas públicas do Estado do Ceará e o corpo técnico do SESI e do SENAI para discutir os caminhos possíveis para implantação do Novo Ensino Médio. Na oportunidade será disseminada a experiência piloto desenvolvida na Escola SESI SENAI, com itinerário de Educação Profissional.

Saiba mais
O novo Ensino Médio prevê um currículo integrado, com uma parte direcionada à formação geral, organizado por competências e habilidades nas quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), e outra parte direcionada aos chamados itinerários formativos. Estes ocuparão 40% da grade e constituirão uma formação à parte que o estudante escolherá a partir de suas preferências e intenções de carreira. 

São possíveis os seguintes itinerários: Linguagens (Português, Inglês, Artes e Educação Física), Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), Ciências Humanas e Sociais (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) e Formação Técnica e Profissional.

O novo Ensino Médio objetiva a formação integral dos jovens, considerando uma nova concepção de educação, que implica a mudança do papel da escola, superando sua tradicional função de transmissora de conhecimentos. A intenção é construir conhecimentos e representações que deem sentido às experiências e validem as ações cotidianas dos adolescentes. Nessa proposta, o estudante é sujeito ativo, coautor do processo de produção e apropriação do conhecimento.

Serviço:
Congresso SESI SENAI para o Novo Ensino Médio: desafios e perspectivas
Data: 18/10
Local: Casa da Indústria (Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota)

PROGRAMAÇÃO

12h –   Credenciamento
13h -    Abertura oficial
13h30 – Ciclo de Palestras I
• Ensino Médio para quê? Para quem?
• Atuação do SESI e do SENAI no contexto nacional e local (Ceará) para estruturação do piloto;
• Novo Ensino Médio SESI SENAI: o que vivemos até aqui?

15h30 – Coffee Breack

16h00 – Ciclo de Palestras II
• Programas e Projetos desenvolvidos com parceiros:
- Organização dos tempos e espaços
- Aplicação de metodologias ativas e inovadoras
- Uso de tecnologias
• Implantação do Novo Ensino Médio: Caminhos Possíveis

17h00 – Encerramento

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA