IEL Ceará completa 48 anos expandindo seu portfólio e estrutura física

“Proporcionar soluções para o desenvolvimento empresarial e de carreiras, contribuindo para a competitividade da indústria cearense”. Com essa missão e alinhado com as novas diretrizes da alta gestão, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) comemora 48 anos nesta segunda-feira (30/9), trabalhando fortemente sua essência e ampliando seu portfólio de serviços e produtos, tornando-se referência para a capacitação executiva e o desenvolvimento empresarial; a trilha de carreiras dos estudantes e a gestão da inovação/pesquisa para as indústrias.

“O IEL Ceará vai estar de portas abertas para contribuir com o desenvolvimento de novas soluções, sempre olhando muito próximo para nossos dois públicos principais, que são os estudantes, que deverão estar preparados para trilhar suas carreiras, e os empresários, que precisam se desenvolver e se adequar constantemente para esse mercado exigente”, avalia a nova superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes.

Para tanto, o Instituto terá seu espaço físico na Casa da Indústria ampliado, no térreo do prédio, a fim de atender melhor estagiários, estudantes dos cursos e empresários. “Teremos uma nova estrutura, com todo processo de desenvolvimento de oficinas e palestras orientativas para essa trilha de carreiras. Será criado também um ambiente diferenciado de educação executiva, com espaço de coworking – a princípio para alunos dos nossos cursos – para geração de negócios. Vamos criar uma nova ambiência para atender às empresas na real necessidade deles. O nosso industrial é a nossa prioridade. Continuamos também disponíveis para empresas interessadas em realizar cursos in company”, diz.

Trilhas

Na Trilhas de Carreira, o IEL Ceará oferecerá diversas modalidades, desde orientação e serviços para estudantes iniciantes, bem como Programa Trainee (para alunos em término de graduação), o Programa Inova Talentos (em parceria com entidades de ensino e pesquisa) e o Programa Jovem Aprendiz, em parceria com o SENAI Ceará, voltado para jovens de 18 a 24 anos. “O IEL tem uma forte atuação na seleção e divulgação de estágios, que queremos intensificar agora, com a expansão desses serviços que a indústria está precisando”, afirma.

A própria superintendente iniciou como estagiária do IEL há 16 anos. “Foi minha base de desenvolvimento. Fui estagiária, bolsista, analista, gestora de projetos durante 10 anos. Fiz parte do Núcleo de Expansão Industrial no fortalecimento dos sindicatos, como gestora do Núcleo de Convênios e Parcerias (NUCOP). E agora volto para o IEL com o desafio de contribuir para a gestão de carreiras e o desenvolvimento das indústrias, ressaltando a importância do associativismo”, avalia Dana.

Inovação

De acordo com Dana Nunes, a inovação continua como um dos principais pilares do Instituto, que trará novas metodologias para o empresariado, por meio de parcerias. Uma das missões da nova gestora é, inclusive, o de unir o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Expansão Industrial (NEXI/NUCOP) ao do IEL Ceará, tornando o Instituto como braço executor dos projetos trazidos pelos 40 sindicatos, maiores parceiros do processo.

“Os sindicatos estão contribuindo para que o IEL realmente atenda à causa empresarial, a criar produtos específicos para esse público de forma mais assertiva. Eles são a maior representação dos setores industriais. A junção do trabalho do NEXI ao IEL visa fortalecer esse elo com o associativismo e o NEXI é um grande identificador dessa demanda industrial. Então, estaremos juntos tentando entender a real necessidade deste grupo para que o Instituto, bem como nossas casas, possam executar o trabalho da melhor forma”, enfatiza Dana Nunes.

A gestora publicou artigo na última edição da Revista do SIMEC, no qual fala um pouco mais sobre a nova proprosta do IEL, desenvolvimento e superação. Clique AQUI e leia. 

O podcast Panorama FIEC de hoje é sobre o aniversário do IEL e os planos da nova gestão para a instituição.

Sobre o IEL Ceará

O Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará tem a missão de proporcionar soluções para o desenvolvimento empresarial e de carreiras, contribuindo para a competitividade da indústria cearense. O IEL faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI Ceará e o Centro Internacional de Negócios.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA