Ford conclui em Horizonte programa de educação para jovens

O Programa Ford de Educação para Jovens, realizado através de parceria entre a montadora de veículos, o Governo do Ceará, o SESI, o SENAI e a prefeitura de Horizonte, na região metropolitana de Fortaleza, concluiu suas atividades no último dia 20, em solenidade no auditório do Estádio Olímpico Horácio Domingos de Sousa. O programa, iniciado em 15 de abril, foi gerido pelo SESI Bahia e teve o SESI Ceará como executor. A seleção dos estudantes foi realizada com base no desempenho escolar. A iniciativa faz parte dos projetos de Responsabilidade Social da Ford e o público atendido foi composto por 100 alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas de Horizonte.

Durante o período do programa os estudantes tiveram a oportunidade de participar de cursos voltados para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais, ministrados pelo SESI; e cursos de qualificação profissional, ministrados pelo SENAI. O objetivo era preparar os jovens para o mercado de trabalho. Para tanto,  nos meses de abril até junho de 2019 os alunos tiveram aula com o SESI (Trilha de Conhecimento). Em julho e Agosto, o SENAI realizou os cursos de qualificação profissional, sendo ofertados os seguintes cursos: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Auxiliar de Mecânico de Automóveis Leves e Auxiliar de Manutenção Mecânico de Máquinas Industriais.

Também em junho, os alunos tiveram a oportunidade de participar de um desafio de robótica, quando as equipes apresentaram projetos a convidados, organizados em duas etapas: a primeira consistiu em uma pesquisa teórica sobre o tema Arquitetura e Urbanismo, envolvendo indústria, acessibilidade e/ou mobilidade urbana; e a segunda tratou da construção de um protótipo, desenvolvido com a utilização dos materiais LEGO, que propôs soluções efetivas e preventivas para o tema.

A iniciativa visou fortalecer a capacidade de inovação, criatividade, raciocínio lógico e trabalho em equipe. Por meio de uma experiência criativa, os estudantes foram desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real de forma multidisciplinar, bem como programar robôs autônomos com a tecnologia LEGO® Mindstorms®.

 

       

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA