SENAI Jacarecanga promove palestra sobre autismo

O SENAI/Jacarecanga, com a coparticipação do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), promoveu na última sexta-feira, 30/8, a palestra "Autismo e Suas Configurações" oportunizada pela parceria entre SENAI e a ONG Pintando o Sete Azul, instituição de caráter assistencial, beneficente, sem fins lucrativos, formada por pais de autistas e amigos que, por causa da grande carência de qualificação profissional para o diagnóstico e atendimento à essas crianças, se uniram e lutam para que sejam melhor compreendidos pela sociedade e por eles mesmos.

A fundadora e presidente da ONG Pintando o Sete Azul, Kellyane Chaves, apresentou a organização, seu surgimento, a missão promovida pela instituição, compartilhando as experiências no caminhar dos que participam da associação e suas próprias, sendo mãe de um garoto autista. Kellyane Chaves agradeceu a tarde de explanações sobre um tema que ainda é pouco estudado no Brasil. "Desde já somos gratos pelo convite, pois consideramos que cada porta que se abre nos oferecendo a chance de falar sobre autismo é uma oportunidade de promover inclusão, ampliando as possibilidades e oportunidades para pessoas com autismo e seus familiares. Desta forma nos dispomos a contribuir com a instituição no que for necessário para a construção de uma sociedade mais consciente e acessível."

O evento contou ainda com palestras da professora e autista, Janieles Araújo, que trouxe uma abordagem pedagógica e informativa do espectro com relatos e vivências pessoais; e da advogada e mãe de um garoto autista, Agnes Bezerra, que trouxe o olhar e a perspectiva da lei envolvendo o tema, segundo a proposta de inclusão propagada em todo o país.

O momento foi proposto pelo SENAI para a reflexão sobre o tema, contribuindo com informações sobre autismo. Participaram docentes, equipe pedagógica e gerência do SENAI/Jacarecanga, e também profissionais do SESI, como a psicóloga Maxsuana Gomes que, atualmente, acompanha alunos autistas da Escola SESI SENAI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA