Após 25 anos de participação, conselheiro se despede do Conselho Regional do SENAI Ceará

A reunião do mês de julho do Conselho Regional do SENAI Ceará marcou a despedida do conselheiro Samuel Brasileiro Filho, representante do Ministério da Educação (MEC). Durante 25 anos ele participou ativamente do órgão, seja como membro titular ou suplente. Ele é professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará (IFCE) e foi nomeado para o cargo ao assumir, em 1994, a diretoria geral da antiga Escola Técnica Federal do Ceará, permanecendo como conselheiro titular por uma década.   

Em 2004, Samuel Brasileiro foi designado conselheiro suplente, também representando o MEC, e continuou na função até este ano. Numa análise de sua trajetória como conselheiro, Samuel Brasileiro destaca que durante o período ocorreram grandes transformações na educação profissional e tecnológica oferecidas pelo SENAI e Escola Técnica. Para ele, a participação no Conselho engrandeceu a sua experiência de profissional da educação, sendo uma das mais relevantes da carreira.     

“Tive a oportunidade de acompanhar quatro gestões do Sistema FIEC, sob o comando de Fernando Cirino, Jorge Parente, Roberto Macedo e Beto Studart. Participei diligentemente do Conselho do SENAI no desenvolvimento de seu planejamento, no acompanhamento das suas ações e de suas prestações de contas, e, principalmente na qualificação de suas atividades educacionais e projetos pedagógicos de seus cursos técnicos. A experiência vivenciada como Conselheiro do SENAI e o reconhecimento que recebi desta instituição e do Sistema FIEC fortaleceram minha admiração por esta instituição e minha compreensão sobre a grande relevância da sua existência para o desenvolvimento industrial de nosso Estado e País”, afirmou.

Samuel Brasileiro Filho é engenheiro químico, especialista em Processos Químicos (UFC) e em Gestão da Educação Profissional e Tecnológica (Oklahoma State University), mestre em Computação Aplicada (UECE) e doutor em Educação (UFC). Foi diretor geral da Escola Técnica Federal do Ceará, diretor presidente do Instituto CENTEC e conselheiro do Conselho Estadual de Educação.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA