SENAI Ceará é contemplado em editais para desenvolver tecnologias educacionais e espaços maker

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) foi contemplado em dois editais da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para desenvolver tecnologias educacionais e ambientes criativos para os alunos. Os editais, cujos resultados foram divulgados neste mês de julho, disponibilizam R$150 mil reais e serão aplicados na unidade do Jacarecanga, em Fortaleza, e no Centro Integrado SESI SENAI Sobral.

O edital de Conectividade é voltado para estimular o desenvolvimento de tecnologias educacionais, com foco na construção de estratégias para a educação híbrida, tanto a distância quanto presencial, contemplando sobretudo a aplicação de recursos didáticos e novos sistemas na melhoria do processo de ensino aprendizagem. O objetivo é melhorar a prática educacional, garantir a oferta aos estudantes de ferramentas didáticas modernas e eficazes, validando experiências com essas tecnologias, de modo a criar bases para sua implementação, em escala, nas unidades SENAI de todo o Brasil. O projeto será desenvolvido na unidade do Jacarecanga. O recurso irá potencializar tecnologias já aplicadas na unidade, como realidade aumentada, estante virtual de materiais didáticos, salas de aulas virtuais como apoio em curso presenciais e também impulsionar as áreas de Tecnologia da Informação e Tecnologia de Comunicação.

Para desenvolver ambientes criativos nas unidades, com foco em desenvolver a cultura do empreendedorismo e inovação, o Centro Integrado SESI SENAI Sobral receberá investimentos para dar um novo passo na criação do SENAI Lab, por meio da prática do aprender fazendo (cultura maker). A unidade será contemplada com o Edital SENAI Lab Nível 2, que apoiará a estruturação do ambiente criativo.

As Unidades do SENAI já possuem um SENAI Lab nível 1. Os recursos serão destinados a melhor estruturar os espaços com equipamentos para melhor atender aos projetos de inovação desenvolvidos pelos alunos em diversas etapas, que compõem a Saga da Inovação, e nos cursos.

Sobre o SENAI Ceará
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA