Embaixador do Vietnã visita FIEC

O embaixador do Vietnã no Brasil, Do Ba Khoa, e o adido Pham Viet Hoang estiveram na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) para estreitar laços e desenvolver as relações comerciais com o Ceará, buscando oportunidades para promover cooperação comercial e de investimentos.

De acordo com o embaixador Do Ba Khoa, Vietnã e Brasil celebram 30 anos de cooperação, mas ainda há muitas potencialidades a desenvolver, em especial com o Ceará. As relações comerciais com o Brasil chegaram a U$4 bilhões em 2018. "Apesar da distância geográfica, conseguimos resultados muito bons. Nossas economias se complementam. o Vietnã é considerado o segundo país da Ásia mais aberto comercialmente, atrás apenas de Cingapura", disse. O PIB do Vietnã alcançou U$241 bilhões em 2018. Nos últimos 10 anos, manteve taxa de crescimento entre 5 e 7%. O país mantem 11 acordos comerciais e outros em negociação, inclusive com União Europeia e Mercosul. Entre os produtos mais vendidos pelo Vietnã para o Brasil estão telefones, computadores, calçados, máquinas e pescados. O Brasil exporta para o Vietnã milho, algodão, soja, metais e tabaco, principalmente.

O presidente do Conselho Temático de Relações Internacionais (Corin) da FIEC, Rômulo Alexandre, ressaltou as características positivas do Ceará, como a distância para Europa, África e Estados Unidos, além do hub aéreo e o de dados. Rômulo destacou os setores de calçados, agronegócio, entre outros, como possíveis de cooperação com o Vietnã. O assessor da presidência da FIEC para assuntos internacionais, Eduardo Bezerra, sinalizou a indústria farmacêutica e a de café como destaques em áreas de interesse do Vietnã. O secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará, Inácio Arruda, e a gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota, participaram da reunião.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA