Alunos do Programa FORD de Educação para Jovens participam de Desafio de Robótica

Uma ideia na cabeça e muitos robôs na mão. Os 100 alunos do Programa FORD de Educação para Jovens, em andamento no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, tiraram as ideias inovadoras da cabeça, colocaram no papel e em seguida transformaram em protótipos para resolver problemas da sociedade em áreas como indústria, mobilidade urbana, acessibilidade e arquitetura. Eles utilizaram robôs da tecnologia LEGO® Mindstorms® e metodologias de resolução de problemas e trabalho em equipe.

O resultado foi apresentado ontem (26/6), por 19 equipes, durante o Desafio de Robótica. Durante dois meses, os alunos tiveram aulas de robótica, programação e desenvolvimento de projetos com o professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SESI Ceará), Mateus Teixeira. "A educação tecnológica desenvolve competências ainda não trabalhadas nas escolas, como cooperação, compartilhamento, trabalho em equipe, ou seja, valores fundamentais para o mercado", explica.

Os alunos criaram projetos criativos e de possível implantação, como uma rampa automática para facilitar a mobilidade de pessoas com deficiência; um robô fiscalizador para auxiliar no bem estar dos trabalhadores de uma indústria; sensor de velocidade para diminuir a velocidade dos ônibus ao passar por ciclistas; sensor de movimento para detectar a presença de pedestres na faixa; dispositivo de facilitação de coleta seletiva nas indústrias, entre outros.

A partir de segunda (1/7), os alunos iniciarão cursos de qualificação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará).

O Programa
No dia 15 de abril, foi iniciado, no município de Horizonte, o Programa FORD de Educação para Jovens, uma parceria entre a empresa Ford Brasil e o SESI Bahia. A iniciativa faz parte dos projetos de Responsabilidade Social da Ford e tem o SESI Ceará como executor das ações. O público atendido é composto por 100 alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas de Horizonte. O Programa promove cursos para desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais, ministrados pelo SESI; e cursos de qualificação profissional, ministrados pelo SENAI. O objetivo é preparar os jovens para o mercado de trabalho.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA