CIC reúne demandas de empresários para otimizar o ambiente de negócios

O Centro Industrial do Ceará (CIC) apresentou ontem (12/6), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), os resultados das entrevistas e diálogos com representantes do setor produtivo e governamental sobre demandas a serem inseridas no Programa de Otimização, Eficiência e Inovação do Ambiente de Negócios do Estado do Ceará. 

O presidente do CIC, André Siqueira, abriu a reunião ressaltando a importância do programa para o ambiente de negócios do estado. Ele relatou o relevante alcance que a iniciativa vem obtendo, tendo sido apresentado a representantes do Governo Federal, além de ter total apoio e parceria do Governo do Estado do Ceará.

A etapa de entrevistas e diálogos é a etapa 2 da fase 1 do programa. A consultora da Elo Group, Carolina Braga, explicou a metodologia aplicada e os resultados das ações. Foram 66 entrevistas realizadas com representantes do setor produtivo e governamental para saber como os empreendedores interagem com os órgãos estaduais, o esforço  envolvido e suas necessidades e expectativas.

Como conclusão, de acordo com Carolina Braga, surgiram sugestões de soluções para esses problemas e entraves. De posse dessas sugestões, os consultores procuraram os órgãos estaduais responsáveis. "Muitas das sugestões apontadas já estão sendo aplicadas pelos órgãos, segundo nos informaram. E outras muitas estão sendo encaminhadas como sugestão para implantação. Vamos acompanhar todas elas junto aos órgãos, criando uma governança institucionalizada, para ter total certeza que as soluções serão realmente implantadas", explica. As atividades têm coordenação do CIC e Casa Civil do Governo do Estado do Ceará e tem apoio do Sebrae e Rede Sim.

Para aumentar o apoio de sistemas e tecnologia, foram apontadas sete soluções que já estão em andamento e outras três a serem implementadas. Em relação a diminuição de filas e tempo de espera, três soluções já estão em implantação e outras três foram sugeridas. Quanto ao aumento da clareza quanto às regras e instruções para o empreendedor, duas iniciativas já estão sendo consolidadas e outras duas foram encaminhadas. Para aumentar a integração e compartilhamento de informações e documentos entre os órgãos, foram mapeadas três ações a serem implementadas. A próxima fase será o acompanhamento da implantação das sugestões com os órgãos competentes.

Sobre o programa
O programa será desenvolvido com foco na adoção de uma cultura cada vez mais digital, que tem como escopo a realização do diagnóstico dos impactos da burocracia dos diversos órgãos da esfera estadual no setor produtivo, propondo e implantando soluções para mitigá-los, reduzindo o tempo e o custo para o Estado e para as empresas, proporcionando ao empreendedor um ambiente de negócios livre de entraves burocráticos.

Os ganhos esperados com o redesenho dos processos são regras claras e simplificadas para empresas, nova legislação com foco em desburocratização, indicadores de desempenho definidos para cada órgão e redução do tempo médio para execução dos processos.

O site https://www.cicsimplifica.org.br/ contém informações sobre o programa, formas de contribuição e andamento das atividades.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA