Faturamento da indústria cearense cresce em abril

Os indicadores industriais de abril apresentaram crescimento no faturamento real (14,2%) em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, apesar do resultado positivo, o setor ainda não conseguiu uma sequência de bons resultados que possam sugerir uma recuperação da atividade. Essas constatações foram possíveis a partir de uma análise dos dados oriundos da pesquisa dos Indicadores Industriais, realizada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A pesquisa também apontou queda de 3,7% no emprego em abril desse ano em comparação ao mesmo período do ano anterior, enquanto a massa salarial registrou queda de 11,0%. As horas trabalhadas na produção caíram 2,9%. O setor industrial cearense operou com 79,9% de utilização da capacidade instalada em abril, declínio de meio ponto percentual comparado ao mesmo mês de 2018. A baixa utilização da capacidade instalada indica uma ociosidade elevada das indústrias do Estado, indicando que a retomada do investimento e emprego não deve acontecer no curto prazo.

Saiba mais

O Observatório da Indústria da FIEC tem a missão de contribuir para o desenvolvimento industrial do Ceará por meio da geração, uso e disseminação de conhecimento especializado. Para tanto, disponibiliza plataforma com informações socioeconômicas, de mercado, tecnológicas e de comércio exterior, entre outros. O Observatório junto com Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) formam o Sistema FIEC.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA