Membros do Cointec conhecem Índice FIEC de Inovação por Estados

O Índice FIEC de Inovação por Estados foi apresentado hoje (4/6) durante a reunião do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec) da FIEC. O Índice foi uma iniciativa da FIEC, através do Observatório da Indústria, e trata-se de um raio-x de como cada Estado brasileiro se posiciona em diferentes aspectos do processo inovador. O Índice mensura aspectos multidimensionais do processo de inovação e traça um ranking nacional. O objetivo é identificar lacunas e direcionar políticas para a melhoria e desenvolvimento dos diferentes aspectos do ecossistema de inovação no Brasil. Com periodicidade anual, o primeiro Índice aponta São Paulo como o Estado mais inovador do Brasil. Em segundo e terceiro lugares estão posicionados Paraná e Distrito Federal, respectivamente.

O Índice FIEC de Inovação dos Estados está dividido em duas áreas – Capacidades e Resultados – e cada uma delas avalia tanto o ecossistema de inovação quanto a inovação em si. O conjunto de indicadores que formam o Índice representam os aspectos e as capacidades essenciais para o desenvolvimento dos Estados brasileiros, de modo que, quando postos em conjunto, constroem a base para o crescimento da competitividade e da produtividade estadual. O Índice de Capacidades mede quatro aspectos: Capital Humano, Infraestrutura de Telecomunicações, Investimento Público em Ciência e Tecnologia e a Inserção de Mestres e Doutores na Indústria. Já o Índice de Resultados é formado por quatro indicadores: Propriedade Intelectual, Produção Científica, Competitividade Global em Setores Tecnológicos e Intensidade Tecnológica da Estrutura Produtiva.

Além do Índice de Inovação os membros do Cointec também conheceram o Edital Conecta Startup Brasil e o Consórcio INPI - Universidades para o curso DL 101P BR: "Curso Básico em Propriedade Intelectual", que foram apresentados respectivamente por Carlos Artur Rocha, do ITIC; e Fábio Barros, do INPI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA