Pesquisadora do Observatório da Indústria publica artigo sobre economia do mar

Em artigo publicado dia (1/6), no jornal O Povo, a pesquisadora do Observatório da Indústria da FIEC, Leilamara Andrade, fala sobre a expansão desse mercado para os próximos anos. Confira:

Potencial da Economia do Mar para o Ceará

O termo Economia do Mar vêm sendo utilizado para denominar o hypercluster que congrega atividades que possuem no mar sua origem. O termo foi apresentado a ONU na década de 1990, e segundo a OCDE, sua contribuição para o PIB mundial dobrará entre 2010 e 2030, atingindo 2,6 trilhões de euros, e 40 milhões de empregos. O potencial brasileiro é reconhecido internacionalmente. Nesse sentido, o Ceará possui quase 8% do litoral do País e localização privilegiada para acesso à Europa e América do Norte.

Mais do que potencial, a Economia do Mar já contribui de forma expressiva para nossa economia, sendo o Ceará líder nacional na exportação de alimentos do mar (US$ 60 milhões por ano), seus portos vêm ganhando posições no ranking de movimentação, e destaca-se no turismo de sol e praia, gerando quase 70 mil empregos formais nas cidades litorâneas.

Diante disso, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e o Sebrae, reuniram instituições públicas e privadas para construção de uma estratégia de desenvolvimento com ações de curto, médio e longo prazo, que foi a Rota Estratégica da Economia do Mar. Trabalho este, já em implementação através de um masterplan, que além de constituir uma base para as ações do Ceará 2050, também possui alinhamento com iniciativa similar da capital do Estado, o Fortaleza 2040.

Os trabalhos das Rotas e Masterplan de Economia do Mar desenvolvidos pelo Observatório da Indústria da Fiec receberam reconhecimento internacional durante a premiação Excellens Mare, que se realizou em Lisboa pela PwC, como um dos trabalhos de relevância mundial para o setor. Essa atuação de articulação viabilizará a sinergia necessária para implementação do portfólio de projetos de alto impacto concebidos coletivamente, e, com a implementação da Câmara Setorial de Economia do Mar pela Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), haverá maior velocidade na implementação dessa agenda.

A sociedade tem dado atenção para relevantes iniciativas da Economia do Mar, com o desenvolvimento de estudos, projetos de energia offshore, turismo e esportes náuticos, bem como o desenvolvimento das cadeias de pesca e aquicultura. O Estado que possui como símbolo icônico a jangada, volta-se novamente para o mar, como a procurar no passado seu desenvolvimento econômico futuro.

Confira o artigo no blog do O Povo

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA