Café com energia debate armazenamento de energia elétrica

O armazenamento de energia elétrica por meio de baterias – tendência em países como Estados Unidos, Alemanha, Austrália e China – torna-se, aos poucos, realidade também no Brasil. Para debater esse assunto, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu nesta sexta-feira (31/5), durante o Café com Energia, o sócio-diretor da Tayo Energia e coordenador da força-tarefa de Armazenamento de Energia Elétrica da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Markus Josef Vlasits.

De acordo com o especialista, além das vantagens econômicas, o armazenamento traz segurança energética e autonomia ao consumidor. Para o setor solar fotovoltaico, em especial, o armazenamento proporcionará mais valor e novas funcionalidades aos sistemas fotovoltaicos, trazendo aos consumidores maior liberdade e autonomia, e contribuindo para ampliar a participação da fonte solar fotovoltaica na matriz elétrica brasileira.   

Para que o mercado brasileiro de armazenamento possa avançar, o principal desafio a ser superado, segundo Markus Vlasits, é o custo das baterias. “Esses sistemas de bateria de fato serão irresistíveis quando a gente chegar a um custo onde possamos empatar com o preço do diesel. Ainda não estamos aí. Para chegar a isso a gente precisa de baterias mais baratas, desonerar o sistema de armazenamento ou ter uma produção muito competitiva no Brasil. Esse momento sem dúvida chegará”, destacou. 

O convidado finalizou afirmando que armazenamento e energia solar fotovoltaica, cada vez mais competitivas, seguirão juntas, abrindo as portas para novas oportunidades de negócio e de crescimento no setor elétrico brasileiro.

Saiba mais
O Café com Energia é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), através do Núcleo de Energia, promovido conjuntamente com o Sindienergia e All About Eventos. É patrocinado pelo Sistema FIEC, Banco do Nordeste, Sebrae, Universidade de Fortaleza (Unifor), Kroma Energia e Ceneged.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA