Comitiva do Ceará participa em SP do Brazil Windpower

Representantes da FIEC, Sindienergia, Câmara Setorial de Energias Renováveis da Adece, Sedet, Seinfra, Semace e Conerge, além empresários cearenses, participaram em São Paulo de 28 a 30/5 do Brazil Windpower 2019. O evento permitiu a interação com os players do setor no país, prospectando oportunidades de negócios e mostrando o novo ambiente de negócios para atração de investimentos para o Estado do Ceará, com destaques para o Novo Atlas Eólico e Solar, a modernização do licenciamento ambiental e os diferenciais logísticos do estado.

Durante o encontro a secretária da indústria da Sedet, Roseane Medeiros, fez apresentação sobre “Governança Setorial, Ações e Resultados”, na qual foram mostrados os diferenciais do estado para o setor de energia, as ações já realizadas e outras em desenvolvimento, registrando a importante parceria do Governo do Estado com a FIEC. Uma das principais ações começa a ganhar corpo, que é o novo Atlas Eólico e Solar do Ceará, que será  lançado em julho/2019, possuindo vários diferenciais, tais como o fato de ser híbrido eólico e solar, propiciar interação com o usuário via internet, contar com simulador para geração distribuída de energia e possuir versões em português e inglês. O O secretário executivo de energia da Seinfra, Adão Muniz, apresentou uma prévia dos dados do “Novo Atlas Eólico e Solar do Ceará”.

O congresso do Brazil Windpower reuniu, ao longo desses três dias, as principais autoridades e empresas do setor, que colocaram em pauta as principais questões do setor eólico da atualidade. Por ocasião da apresentação do diretor da Aneel Sandoval Feitosa, este registrou o trabalho diferenciado da FIEC em prol do setor do setor de energia, mostrando que o Ceará começa a colher os frutos do trabalho iniciado a partir da Rota Estratégica de Energia da FIEC, em 2015, na qual foram definidas as ações prioritárias, que têm sido desenvolvidas em parceria com o Governo do Estado.  

Presidente da CSRenováveis e consultor de energia da FIEC, Jurandir Picanço ressaltou que no Brazil Windpower destacou-se o otimismo, mesmo diante do cenário econômico desfavorável. "Esse otimismo decorre da consolidação da eólica como a forma de energia de menor custo no Brasil e de sua expansão no atendimento de consumidores livres. Trata-se de uma grande oportunidade para o Ceará e demais estados detentores de potenciais de energia eólica", afirmou.

Já Ribamar Carneiro, gerente executivo do Sindinergia, disse que o Brasil Windpower pôde propiciar novos conhecimentos no setor de energia eólica, no âmbito da regulação, das novas tecnologias relacionadas com novos modelos de aerogeradores, e na expectativa dos investidores com mercado futuro, agentes reguladores e financiadores. "É um ambiente que propiciar adquirir novos conhecimentos técnicos, também visa fazer networking com diversos agentes do setor".

Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim ressaltou que o Brazil Windpower demonstrou mais uma vez ser um evento que justifica a participação dos players do setor do Ceará, com a presença importante da Adece com um stand que se mostrou muito concorrido. "Com ações deste tipo acreditamos que a imagem de um estado receptivo ao setor de energia apresenta-se cada vez mais evidente".

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA