Alunos do SENAI Jacarecanga criam projetos de inovação para indústria

Os estudantes do SENAI Jacarecanga participaram, nos dias 23 e 24/5, do Grand Prix Escolar 2019, visando à criação de soluções para os desafios reais da indústria. Com a realização do GP, a unidade deu início à Saga SENAI de Inovação, a qual vem estimulando cada vez mais o raciocínio lógico, a inovação e o trabalho em equipe entre os alunos da instituição, o que tem contribuído para a formação profissional dos competidores.

Antes da realização do evento, os alunos foram capacitados por meio de aulas sobre Business Model Cavas, Redação Técnica, Pesquisa de Anterioridade e Pitch. Já durante o evento, os competidores puderam pôr em prática o que aprenderam nas capacitações por meio do desenvolvimento de um relatório técnico, do relatório de anterioridade, do quadro de negócios no modelo Business Model Canvas e da apresentação da ideia por meio de um Pitch de 10 minutos destinado a uma banca avaliadora.

O Grand Prix - sob a organização dos interlocutores Anderson Monte, Carla Gervania e Filipe Cezar Monte e com o apoio da coordenação pedagógica e da gerência da unidade do SENAI Jacarecanga - consolidou uma disputa entre as equipes, “de modo salutar e cordial, garantindo um clima festivo que ganhou maiores proporções no final, quando foram anunciados os vencedores da competição. Tal clima edifica a disputa e garante o seu viés preparatório para as demais competições, pois poderá estimular a participação dos estudantes nos Projetos Integradores, Inova SENAI, Olimpíada do Conhecimento – Seletiva Nacional da Worlds Skills – e Worlds Skills”, informam os instrutores.

“Essa é uma excelente iniciativa para que os alunos possam dar início ao desenvolvimento de ideias inovadoras, incentivando a criatividade e o empreendedorismo”, opinou o interlocutor e instrutor do SENAI Ceará, Anderson Monte. Além da competição, os alunos participaram da palestra com a apresentação do SENAI LAB, realizada pelo instrutor Klayton Cardoso.

Confira os vencedores do Grand Prix Escolar no SENAI Jacarecanga
Na categoria Aprendizagem, sob a orientação da instrutora Claudia Mara, a equipe As Mentalistas obteve a 1ª colocação com o Projeto “DAMG – Dispositivo para ser Acoplado a um Manômetro em Mangueira de Gás”; em 2º lugar, a equipe J&A INOVAÇÕES, orientada pelo instrutor Fábio Nunes, conseguiu chamar a atenção da banca avaliadora para o seu “Interruptor Inteligente”; por fim, a equipe TECNO ECO, também sob a orientação da instrutora Claudia Mara, garantiu o 3º lugar na categoria Aprendizagem com o projeto “Ecopac”.

Na categoria Técnico, os estudantes do curso de Mecatrônica, equipe Pantheon, orientados pelo instrutor Heleno Vitor, arrancaram aplausos da banca examinadora e da plateia, garantindo, assim, a 1ª colocação com o projeto “Trucker App”. Já a equipe SECTRÔNICOS – formada pelos alunos dos cursos técnicos em Mecatrônica e Segurança do Trabalho e orientada pelo instrutor Alef Rocha –alcançou a 2ª colocação com o projeto “SENSAFETY”; por fim, o 3º lugar foi conquistado pela equipe FASTSAVE, com o projeto  “Spmou – Sensores de Proteção para Máquinas Operatrizes”, cuja orientação foi realizada pela instrutora Gisele Dantas.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA