Índice de confiança do empresário industrial cearense registra queda em maio

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) pontuou 55,6 em maio, queda de 0,9 ponto em relação ao mês passado. Esse é o quarto mês consecutivo de queda na confiança do empresário local, fazendo com que o ICEI volte a ficar abaixo de sua média histórica, que é de 56,6 pontos. Os dados são do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Já no Brasil, o ICEI atingiu 56,5 pontos em maio, novamente indicando queda na confiança do empresariado brasileiro. Quando comparado ao mês anterior, quando o ICEI marcou 58,4 pontos para o Brasil, o índice apresentou queda de 1,9 pontos. Por outro lado, o índice mantém-se acima da média histórica de 54,9 pontos.

A Indústria da Transformação do Ceará marcou 55,7 pontos em maio, resultado 2,3 pontos menor que no mês anterior (58,0). Entretanto, a Indústria da Transformação continua acima de sua média histórica, de 53,0 pontos.

O Índice de Confiança da Indústria da Construção cearense marcou 56,0 pontos. Representando um forte crescimento em relação ao mês anterior, quando o índice foi 47,2 (8,8 pontos maior) e acima da média histórica de 53,4 pontos.

Apesar de seguir acima da média histórica e assinalar otimismo por parte dos empresários cearenses, este é o quarto mês consecutivo de queda do ICEI, indicando ajustes nas expectativas para o ano de 2019 mais alinhados com os resultados negativo dos primeiros meses deste ano.

Confira o estudo completo AQUI

Saiba mais

O Observatório da Indústria da FIEC tem a missão de contribuir para o desenvolvimento industrial do Ceará por meio da geração, uso e disseminação de conhecimento especializado. Para tanto, disponibiliza plataforma com informações socioeconômicas, de mercado, tecnológicas e de comércio exterior, entre outros. O Observatório junto com Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e o Centro Internacional de Negócios formam o Sistema FIEC.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA