Secretário de Administração Penitenciária apresenta resultados da gestão na FIEC

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, participou ontem (21/5), da reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, conduzida pelo presidente aclamado, Ricardo Cavalcante. O secretário apresentou seu trabalho a frente do sistema penitenciário do Ceará, mostrou, em números, os avanços obtidos após a reestruturação do sistema e convidou os empresários presentes a investirem na instalação de empresas dentro das unidades. Na ocasião, os presidentes do Sindroupas e Sinditêxtil, Lélio Matias e Rafael Cabral, e diretora financeira do Sindconfecções, Fátima Facundo, entregaram um projeto de parceria ao secretário.

O presidente aclamado da FIEC, Ricardo Cavalcante, destacou o acerto do governador Camilo Santana na aposta feita ao colocar Mauro Albuquerque como líder desse processo. “A melhoria é visível. A sociedade cearense estava acuada. Hoje podemos ter a esperança de dias melhores e a garantia que podemos investir e ampliar nossos negócios no Estado e dentro das unidades prisionais cearenses”.

Mauro Albuquerque empenhou sua palavra para garantir a ambiência necessária aos novos negócios. “Nós garantimos segurança, espaço, mão de obra e comprometimento. As unidades prisionais cearenses estão de portas abertas ao setor produtivo. Vamos dar auto-suficiência financeira ao sistema e ressocializar de verdade essas pessoas”, afirma. 

Na ocasião, o Secretário aproveitou para expor os projetos de educação e trabalho dentro das unidades prisionais. Ele destacou o projeto "Sou Capaz", cujo convênio foi assinado no dia 6/5 entre a FIEC, por meio do SENAI Ceará, e a SAP. Ele proporcionará 4 mil vagas para cursos profissionalizantes, um contingente nunca antes ofertado dentro de unidades prisionais cearenses.

Projeto Sou Capaz
Atualmente, já foram iniciadas 16 turmas, com 320 vagas ofertadas, entre as unidades prisionais localizadas nos municípios de Aquiraz, Itaitinga e Pacatuba. Ao todo, o projeto prevê 183 turmas distribuídas entre os cursos, que somam um total de 3.680 vagas e um investimento de R$ 2.752.562,00. As outras 320 vagas foram disponibilizadas pelo SENAI Ceará na gratuidade.

As vagas são para cursos nas modalidades de Iniciação Profissional e Qualificação Profissional em diversos segmentos tecnológicos, fomentando a ressocialização e preparação dos alunos para o mercado de trabalho. Além disso, o projeto possibilitará a remissão da pena aos internos, bem como proporcionará uma mão de obra qualificada para realizar manutenções das unidades penais.

O atendimento é realizado nas instalações das unidades prisionais do Estado. O SENAI Ceará disponibilizará sua estrutura de docente, material didático, equipamentos, utensílios e insumos para a realização dos cursos. A oferta abrange os complexos penitenciários localizados nas cidades de: Itaitinga, Pacatuba, Sobral, Juazeiro do Norte e Aquiraz visando a inclusão social e produtiva dos internos do Sistema Penitenciário Estadual.

Dentre as ações destacam-se a oferta de cursos de iniciação e qualificação profissional que possuem adesão às necessidades do mercado de trabalho, tais como: Corte e Costura em Tecido Plano - 100h; Fabricação de Móveis de Madeira - 120h; Instalação e Manutenção de Ar Condicionado Split Hi Wall - 80h; Instalação Elétrica Predial - 80h; Instalação Hidráulica – 100h; Manutenção de Computadores – 120h; Manutenção de Edificações – 120h; Mecânica de Ciclo Otto – 80h; Serralheiro de Metais Ferrosos – 160h e Técnicas de Pintura de Obras – 60h.

Pautas da reunião
Durante a reunião, o líder do Observatório da Indústria da FIEC, Sampaio Filho, e o gerente Guilherme Muchale, apresentaram o Índice de Inovação, um verdadeiro raio-x de como cada Estado brasileiro se posiciona em diferentes aspectos do processo inovador. O Índice mensura aspectos multidimensionais do processo de inovação e traça um ranking nacional. O objetivo é identificar lacunas e direcionar políticas para a melhoria e desenvolvimento dos diferentes aspectos do ecossistema de inovação no Brasil. 

Ainda durante o encontro, o presidente do Sindroupas, Lélio Matias, e o presidente do Sinditêxtil, Rafael Cabral, comentaram sobre a participação dos sindicatos nos eventos de moda realizados na semana passada, o Ceará Fashion Trade e o Dragão Fashion Brasil. 

                     

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA