Curso de afiação de ferramentas de corte para instrutores do SENAI Jacarecanga

De 13 a 17/5, no SENAI Jacarecanga, o SENAI Ceará deu início a mais uma capacitação da rede de multiplicadores, contemplado os instrutores da área de Metalmecânica com o curso de “Afiação de Ferramentas de Corte”. Com 20 horas/aula, o curso permite ampliar a vida útil das principais ferramentas de corte utilizadas nos processos de fabricação convencionais (como tornearia, ajustagem e fresagem), ajudando no combate ao desperdício, evitando novas compras, sobretudo de ferramentas destinada ao corte de aços.

De acordo com Marcos Paulo, especialista da Unidade de Educação do SENAI (UNED) que conduziu o treinamento, estima-se que cerca de 20 % destas ferramentas utilizados na educação profissional, sobretudo aquelas usadas nos processos de corte, como brocas helicoidais e bits de HSS revestidos de cobalto, podem ter sua vida útil ampliada em até 35%. “Assim, as expectativas após o treinamento é que os docentes possam, com esse conhecimento em afiação de ferramentas, reduzir o descarte desse tipo de insumo diminuindo os custos do setor, evitando a compra de novas produtos e contribuindo diretamente para sustentabilidade da instituição”, diz Marcos Paulo.

Sobre o SENAI Ceará

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA