Equipe do SENAI Ceará participa de teste de lançamento do foguete desenvolvido em parceria com UFC

Uma equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) participou no sábado (18/5), na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Ceará (UFC), do primeiro teste de lançamento do foguete Thuder, desenvolvido em parceria com a universidade. O Thuder é um protótipo para a construção do Hermes 1, que atingirá apogeu de 5 km e será lançado na base da Barreira do Inferno, Rio Grande do Norte, em dezembro.

Um grupo do SENAI Jacarecanga foi responsável pelas peças do foguete e outra equipe do SENAI Barra do Ceará se encarregou da funilaria e pintura. O Hermes 1 será movido a óxido nitroso e parafina e transmitirá dados por telemetria.

O objetivo da parceria entre SENAI e UFC é o desenvolvimento de tecnologia aeroespacial e a interação e colaboração tecnológica entre as duas entidades, ficando a UFC responsável pela pesquisa e engenharia e o SENAI Ceará pela execução e construção colaborativa das peças que compõem foguete. Para o projeto, intitulado “Missão Dragão do Mar”, o SENAI irá contribuir com todo o seu parque tecnológico e sua ferramentaria, que inclui máquina CNC, impressora 3D, usinagem e fresagem, além dos especialistas técnicos nas áreas de mecatrônica, mecânica e eletricidade.

         

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA