Diretora comercial do CIPP apresenta novo planejamento do complexo

O Conselho Temático de Infraestrutura, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e a Câmara Setorial de Logística da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) reuniram-se ontem (9/5), na Casa da Indústria. A pauta principal foi a apresentação da diretora comercial do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Duna Uribe, sobre o novo planejamento do complexo após o início das operações do Porto de Roterdã, que possui 30% das ações.

De acordo com Duna Uribe, o objetivo do Porto de Roterdã é administrar e desenvolver o CIPP de forma a torná-lo o maior porto indústria do país. Ela recebeu documento do Masterplan de Logística, com as percepções das indústrias sobre o Terminal Portuário do Pecém, elaborado pelo Observatório da Indústria em parceria com o Núcleo de Infraestrutura da FIEC.

As ações da Rotas Estratégica de Logística foram a base para elaboração do documento. Além disso, como forma de complementar e aprofundar as ações e obter um foco mais empresarial às demandas, foi realizado levantamento dos setores que mais utilizam o Porto do Pecém para transporte de cargas.

O objetivo foi mapear as empresas que fazem parte desses setores. A partir desse mapeamento, foi feita coleta de informações acerca da utilização do modal com representantes das empresas pertencentes a departamentos ligados à importação e/ou exportação. Nessa etapa, questionou-se sobre alguns aspectos principais para realização do transporte das cargas (custos portuários, disponibilidade de linhas e navios, espaço físico e estrutura de armazenagem, acessos terrestres ao porto, órgãos anuentes, tempo de liberação dos produtos e processos portuários) com vistas a mapear as principais percepções do industriais sobre os serviços do porto e elencar proposições.

Também foram pauta do encontro, o evento "Workshop Carga Segura", que tratará do Transporte Rodoviário de Cargas; e apresentação sobre a situação da Tabela de Preço do Transporte de Cargas.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA