Atividade industrial no Ceará apresenta queda em março

A indústria cearense apresentou forte queda em março deste ano, anulando boa parte dos ganhos de faturamento apresentados nos primeiros meses de 2019. Os indicadores industriais de março mostram queda no Faturamento Real (-4,9%) e no Emprego (-3,5%) em relação ao mesmo período do ano passado. Embora a queda tenha sido acentuada, o Ceará apresentou resultado melhor que a média nacional, com queda de 11,3% no faturamento.

Essas constatações foram possíveis a partir de uma análise dos dados oriundos da Pesquisa dos Indicadores Industriais, realizada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI.

A pesquisa apontou ainda queda de 6,0% na Massa Salarial em março desse ano em comparação ao mesmo período do ano anterior, enquanto as Horas Trabalhadas registraram queda de 10,7%. O setor industrial no Ceará operou com 72,6% de Utilização da Capacidade Instalada em fevereiro, declínio de 8,9% comparado ao mesmo mês de 2018. A baixa Utilização da Capacidade Instalada indica uma ociosidade elevada das indústrias do estado, mostrando que a retomada do investimento e emprego não deve acontecer no curto prazo.

Confira a pesquisa completa AQUI

Saiba mais

O Observatório da Indústria da FIEC tem a missão de contribuir para o desenvolvimento industrial do Ceará por meio da geração, uso e disseminação de conhecimento especializado. Para tanto, disponibiliza plataforma com informações socioeconômicas, de mercado, tecnológicas e de comércio exterior, entre outros. O Observatório junto com Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) formam o Sistema FIEC.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA