FIEC , CIC e Governo do Ceará lançam programa para melhorar o ambiente de negócios

O Centro Industrial do Ceará (CIC) e a Federação das lndústrias do Estado do Ceará (FIEC), em conjunto com o Governo do Estado do Ceará, lançaram o Programa de Otimização, Eficiência e Inovação do Ambiente de Negócios no Estado do Ceará. O programa será desenvolvido com foco na adoção de uma cultura cada vez mais digital, que tem como escopo a realização do diagnóstico dos impactos da burocracia dos diversos órgãos da esfera estadual no setor produtivo, propondo e implantando soluções para mitigá-los, reduzindo o tempo e o custo para o Estado e para as empresas, proporcionando ao empreendedor um ambiente de negócios livre de entraves burocráticos.  

Para Beto Studart, presidente da FIEC, o objetivo principal é simplificar e reduzir o tempo médio dos processos governamentais ligados ao setor produtivo. Nesse sentido, ele destaca o importante papel que o CIC tem desempenhado na relação com o governo. "Mirar na desburocratização foi uma decisão muito acertada", considera o presidente. Já o presidente do CIC, André Siqueira, explica as etapas que o programa deverá seguir. A primeira consiste num diagnóstico dos problemas enfrentados pelas empresas em relação à burocracia, que será obtido por meio de entrevistas com empresários. Em seguida, serão mapeados os processos dos órgãos governamentais. Em um terceiro momento, serão criadas proposições e na quarta fase, executadas essas sugestões.

Os ganhos esperados com o redesenho dos processos são regras claras e simplificadas para empresas, nova legislação com foco em desburocratização, indicadores de desempenho definidos para cada órgão e redução do tempo médio para execução dos processos. De acordo com o gerente de projeto da Elo Group, Felipe Drumond, a intenção é reduzir a perda de tempo das empresas com burocracia e proporcionar que foquem no que importa: o negócio. O processo será coordenado pelo CIC e Casa Civil do Governo do Estado do Ceará e tem apoio do Sebrae e Rede Sim.

Após a etapa de lançamento, o passo seguinte será ouvir os empresários. Para entender quais os principais problemas, entraves burocráticos que atrapalham o seu ambiente de negócio e para coletar essas informações foi criado um questionário que pode ser acessado pelo link https://pt.surveymonkey.com/r/cicsimplifica 

Também foi criado o site: https://www.cicsimplifica.org.br/ para ampliar as contribuições e fornecer mais informações sobre o Programa. Acessem e divulguem. 

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA