Dia Nacional da Caatinga é celebrado neste domingo (28/4)

O Dia Nacional da Caatinga é celebrado anualmente em 28 de abril. A data foi criada com o intuito de homenagear este bioma único e também conscientizar as pessoas sobre a importância da sua conservação para o equilíbrio ambiental.

A data é um ótimo motivo para o público de Fortaleza conferir a exposição “Carnaúba – Árvore da Vida”, que está em cartaz no Museu da Indústria desde novembro de 2017, apresentando a história e as características da planta típica do bioma brasileiro. Saiba mais AQUI

O Museu da Indústria é um equipamento do Serviço Social da Indústria (SESI/CE) e está aberto para visitação gratuita de terça a sábado, das 9h às 17h, e no domingo, das 9h às 13h.

Saiba mais sobre o Dia Nacional da Caatinga

A caatinga é um bioma único do Brasil, ocupando aproximadamente 11% do território nacional. A caatinga engloba os seguintes estados brasileiros: Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais.

A data foi oficializa através do Decreto Federal de 20 de agosto de 2003. O dia 28 de abril foi escolhido em homenagem ao professor João Vasconcelos Sobrinho (1908 – 1989), um dos pioneiros nos estudos ambientais no Brasil.

O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a ter uma área de caatinga legalmente protegida. Tal acontecimento contou com o apoio do professor e ambientalista Renato Aragão, gerente do Núcleo de Meio Ambiente da FIEC – NUMA.
“Enquanto diretor do Departamento de Recursos Naturais da extinta SUDEC (Superintendência do Desenvolvimento do Estado do Ceará), fui provocado a encontrar e implantar aqui no Ceará uma Unidade de Conservação do bioma caatinga. Acompanhado pelo professor João Vasconcelos Sobrinho, saímos pelo Ceará procurando a área ideal e encontramos Aiuaba, uma área de caatinga arbórea. Sempre gosto de colocar essa curiosidade: Aiuaba se mantinha preservada porque, naquela época, a região não possuía estradas, nem pontes, o que de certa forma impedia o transporte de lenha para outros locais e seu consumo por trens e outros”, relata Renato Aragão.

A Estação Ecológica de Aiuaba foi declarada de utilidade pública em 1978 (Decreto N° 81.218, de 16 de janeiro de 1978), por meio das políticas públicas de meio ambiente formuladas e executadas pela extinta Secretaria Especial do Meio Ambiente – SEMA. A área da ESEC de Aiuaba foi escolhida pelo seu elevado grau de conservação, em função da região do Sertão dos Inhamuns, onde está localizada, ser uma das mais isoladas do Estado do Ceará.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA