SENAI Barra do Ceará é a melhor unidade do Brasil em projeto de redução de desperdícios

O SENAI Barra do Ceará foi considerada a unidade do Brasil, com melhores resultados, em 2018, na Metodologia Lean Education, aplicada nas unidades do SENAI, nas ações de formação profissional com o objetivo de localizar e corrigir desperdícios durante o processo de ensino e aprendizagem, implementando ações de baixo custo e alto impacto.

A participação do SENAI Ceará teve início no segundo semestre de 2018 na área automotiva da unidade da Barra do Ceará e na área de usinagem metalmecânica do Jacarecanga, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte. O processo de implantação no SENAI Barra do Ceará foi pioneiro na área e aplicado ao curso de Mecânico de Freios, Suspensão e Direção de Veículos Leves, gerando resultados surpreendentes: maior eficiência no layout da oficina, ganho de área de 136 m², economia com redução de máquinas, redução de 56% na movimentação do aluno em relação à execução da tarefa analisada e redução de 82% no tempo do aluno em atividades que não agregam valor. O ganho de área possibilitou alojar mais um parceiro da escola, a Mitsubishi/Suzuki e resultou, do ponto de vista financeiro, em ganho total de R$ 476 mil.

O Projeto Lean Educacional é baseado em um programa de aumento de produtividade concebido pelo Governo Federal (Brasil + Produtivo), aplicando o Lean Manufacturing aos processos industriais através de consultores do SENAI dentro das indústrias. O SENAI criou a sua versão educacional do Lean para detectar e combater desperdícios na educação profissional.

De acordo com o especialista técnico do da área metalmecânica do SENAI, Marcos Paulo, os resultados foram tão bons que o Departamento Nacional do SENAI está usando os números como exemplo de sucesso para estimular outras unidades a implantar a filosofia Lean, que deverá cobrir toda a rede SENAI até final de 2022. O projeto Lean Educacional foi considerado, em 2018, o melhor projeto do Departamento Nacional do SENAI.

Sobre o SENAI Ceará
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA